Planejar uma única viagem já não é uma tarefa tão simples, imagine só um tour no qual você conhece diversos destinos de uma só vez? Pois é, viajantes que sonham com uma viagem pela Europa certamente já cogitaram a hipótese de fazer a tão sonhada Eurotrip e certamente precisam de dicas para organizar a sua viagem.
A Eurotrip nada mais é que um termo utilizado para quem quer viajar pelo Velho Continente e desbravar vários países numa única viagem. No entanto, por mais que essa jornada seja uma das mais incríveis aventuras, é preciso cautela. Afinal, não basta somente listar os países e botar o pé na estrada, é preciso também organizar, pesquisar e se atentar a muitos outros detalhes.
Portanto, se você, caro viajante, não faz ideia dos procedimentos ou está meio perdido em meio a tantas informações, fique tranquilo! Pois vamos te ajudar com um guia de tudo o que você precisa saber antes de embarcar, assim, a sua viagem pela Europa será inesquecível e completamente segura!
Então, chega de conversa e vamos entender o primeiro item, do qual falaremos a seguir.
A importância do planejamento de viagem para a Eurotrip
Antes de mais nada, precisamos deixar claro a real função do planejamento, já que é ele o ponto de partida para toda e qualquer viagem!
A importância de fazer um bom planejamento vai muito além da escolha dos destinos e do cronograma do seu roteiro, pois ele é fundamental para evitar problemas que possam ocorrer na viagem.
Com ele bem alinhado, é possível economizar na hora de reservar sua hospedagem, encontrar passagens aéreas com o melhor custo-benefício, evitar imprevistos ou, ao menos, diminuir as chances de um deles acontecer, além é claro, de viajar com a máxima segurança.
Sendo assim, ao conferir as dicas que listamos no tópico seguinte, já anote tudo no seu planejamento, afinal, ele será o seu guia desde o momento da partida, até a sua volta para casa.
Dicas de como planejar uma viagem pela Europa
Agora chegamos na parte de arregaçar as mangas e dar vida para a nossa viagem pela Europa! Em outras palavras: iniciar o planejamento seguindo as orientações necessárias! Animado? Então, bora!
Atente-se à documentação
Brasileiros não precisam de visto para entrar na maioria dos países europeus, desde que não ultrapassem os 90 dias permitidos, caso contrário, é preciso providenciá-lo.
No entanto, é fundamental apresentar o passaporte com validade superior a 3 meses, bem como apresentar outros documentos necessários, que são: comprovantes de hospedagem, financeiro e as passagens aéreas de ida e volta.
O principal objetivo da documentação é comprovar que você possui raízes no Brasil e, com isso, deixar claro que a sua única intenção de ficar em determinado país é apenas para fazer turismo.
Pesquise muito sobre os destinos
Planejamento envolve muita pesquisa!
É nesta etapa que você precisa elencar os países e as cidades de acordo com seu interesse, dessa forma, é possível visualizar a logística que será necessária para visitar cada um deles.
Por isso, não deixe de pesquisar e se informar sobre o destino escolhido, principalmente nos sites oficiais. Embora tenha muito conteúdo sobre viagens na internet, nem sempre as fontes são confiáveis, então, passe um pente fino e analise com calma!
A dica que nós damos é sempre pesquisar com um objetivo em mente. Isso porque, cada viajante tem um perfil, seja ele cultural, explorador, apaixonado por história e/ou apreciador de uma boa gastronomia, todos – sem exceção – precisam listar os passeios e atrações de acordo com suas preferências.
Garanta suas passagens aéreas com antecedência
Modo economia, ativar! Uma das grandes vantagens de planejar com antecedência é ter a oportunidade de garantir bilhetes aéreos mais em conta. Por outro lado, caso você deixe para última hora, as chances de pagar mais caro são altas, visto que quanto mais perto da viagem os preços tendem a se elevar.
Assim que você decidir que vai mesmo viajar, garanta sua passagem. Normalmente, o melhor período para comprá-las é cerca de 3 meses antes da partida. Então, antecipe-se para economizar e ter aquele dinheirinho extra para se manter na sua viagem pela Europa.
Acompanhe as movimentações da moeda local
Certamente, uma das dúvidas mais comuns para quem pensa em fazer uma viagem pela Europa é a questão do dinheiro, afinal, o real não é nada valorizado no continente.
Portanto, a opção é fazer câmbio no Brasil e viajar com euros. Mas, para não haver “prejuízo”, é imprescindível acompanhar as cotações diárias da moeda local para saber o melhor momento para, de fato, fazer a compra.
Ah… Devemos te lembrar também que nem todos os países europeus utilizam o euro como moeda oficial, sendo assim, é muito mais fácil converter o euro em moeda local.
Mas claro que você também deve considerar outras opções de pagamento, como cartão de crédito ou pré-pago, por exemplo. Em todos os casos, preste atenção nas taxas de cada operação cambial para não ser pego de surpresa, sobretudo com o IOF.
Monte seu roteiro com calma
Primeiramente: respire e vá devagar. Pois se ainda não te contaram, saiba que é meramente impossível conhecer todos os países de uma só vez, então, o ideal é focar nas prioridades, como já mencionamos.
Além de destacar o que você pretende visitar, é preciso também definir quanto tempo você vai ficar na Europa. Considere comprar a passagem de ida por um país e a de volta por outro, dessa forma você evita certas limitações no roteiro e possíveis imprevistos na logística de locomoção.
Em meio a tudo isso, tem também a questão da época da viagem, a qual influencia diretamente na sua experiência de viagem pela Europa. Se a intenção é aproveitar a presença do sol, viaje na primavera, de março a junho, ou no verão, de junho a setembro.
Mas se quer pegar o friozinho, aposte no inverno, de dezembro a março. O outono, que inicia em setembro e se estende até dezembro, é uma boa opção para quem gosta de frio, mas aquele frio “suportável”.
Contrate um seguro-viagem
Não colocamos o seguro-viagem no tópico da documentação porque ele é tão importante que merece um destaque a mais!
Além de ser obrigatório, ele precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil euros. E sim, você também terá que apresentar seu comprovante para entrar no país escolhido.
O seguro-viagem garante que você tenha uma viagem tranquila e segura, mas não se preocupe, porque o que você vai gastar na contratação será somente uma pequena parcela comparado ao valor total da sua viagem pela Europa.
Há diversos planos com diferentes coberturas no caso de extravio, perda ou furto de mala, despesas médico-hospitalares, cancelamento de viagem, entre outros. Sendo assim, a escolha fica a seu critério.
No momento da contratação, verifique se as coberturas contratadas atendem todas as suas necessidades. E para facilitar a sua busca, já separamos até uma empresa que presta um excelente atendimento e possui muitas opções de seguro-viagem, basta clicar aqui e garantir o seu!