A ferramenta de bobina de vídeo do Instagram está na moda desde o seu início de como viralizar no Instagram, e a tendência na rede social continua a fornecer cada vez mais espaço para vídeos em vez de fotos usar Fontes para instagram.
Os criadores de conteúdo perceberam o potencial dos rolos, mas alguns ainda estão lutando para entender como usá-lo a seu favor e como viralizar no Instagram. Afinal, como fazer um carretel viralizar?
O Reels foi criado para competir com o crescimento exponencial do TikTok, que começou a ser amado principalmente por seu algoritmo único, que deu espaço para novos criadores viralizarem e ganharem espaço na plataforma.
Ao mesmo tempo, o Instagram está fazendo uma série de mudanças em seu algoritmo, o que está frustrando muitos criadores que se sentem frustrados com o engajamento e buscam como viralizar no Instagram.
Chegam então as bobinas, possibilitando uma entrega maior em relação a outros formatos da rede social. Mas, claro, nem tudo que é postado nos rolos se torna viral.
Assim como o TikTok, o conteúdo é entregue inicialmente para um número pequeno de pessoas, e a plataforma analisa a relação desse público com o conteúdo: tempo de retenção, se há algum tipo de interação etc. A partir daí, se o conteúdo for considerado relevante, ele é repassado para outra onda de pessoas e assim por diante se querem mais dicas de Instagram 4 Mãos.
1. Como viralizar no instagram: qualidade de fotos e vídeos
Agora que você já entendeu o básico dos algoritmos, primeiro você precisa descobrir no que você é bom, como melhorar e entender com quem você quer falar, ou seja, encontrar o seu nicho e ser referência nele. Claro, isso não é nenhum milagre. Como eu disse lá, é preciso tempo, disciplina e criatividade. Mas saber quem é seu público é o primeiro passo para entender como você vai falar com eles.
É importante lembrar que mesmo fazendo vídeos unilateralmente – ou seja, sem interlocutores diretos – tudo é conversa. Seu público precisa se envolver com você para gerar engajamento e gerar mais interesse no conteúdo.
Não desanime por não atingir grandes números com seu primeiro vídeo, como tudo na vida, o Instagram é constantemente tentativa e erro. Então vá em frente e crie seu conteúdo, mais cedo ou mais tarde seu público irá até você.
2. Faça Publicações com frequências
Lembra quando eu disse que fazer pergaminhos exige disciplina? É muito importante manter um cronograma de publicação, planejar seu conteúdo com antecedência e ter em mente o que você fará.
Você não só precisa publicar conteúdo de forma aleatória, como também precisa criar conteúdo relevante e diferenciado, por isso é necessário planejamento.
Lembre-se, frequência não significa postar todos os dias, mas em um horário definido – como a cada dois ou três dias, ou um dia fixo da semana. A consistência é amigável ao algoritmo.
3. Como viralizar no Instagram: Textos e legendas
De todas as dicas de carretéis, usar legendas é uma das mais relevantes. Há duas razões: a primeira é a acessibilidade. O uso de legendas e alt text é muito necessário, pois o conteúdo pode ser acessado por deficientes auditivos.
O segundo motivo é que muita gente acaba assistindo um vídeo com o áudio desligado, então, usando legendas, você consegue manter essa pessoa assistindo seu conteúdo mesmo que ela não esteja necessariamente ouvindo você.
Outra coisa importante é a posição do seu texto no vídeo. As pessoas podem não ver seu conteúdo se você não colocar o título em um local de fácil visualização. Portanto, sempre coloque o título em uma proporção de 4:5 para que as pessoas que o virem no feed também acabem lendo.
O Instagram possui ferramentas de texto, mas o autor aqui prefere usar o CapCut para adicionar legendas aos vídeos. Ele cria automaticamente o título lá, você só precisa verificar a ortografia.