A nossa alimentação nunca esteve tão relacionada com doenças do que hoje. Estudos mostram que, cada vez mais, existe uma estreita relação entre a nossa dieta e o risco de desenvolver diferentes tipos de doenças. Então, a pergunta que fica é, o que deve ser evitado para se ter uma boa saúde? Existem alimentos cancerígenos que você deve evitar?
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o que deve ser evitado para se ter uma boa saúde, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
O que deve ser evitado para se ter uma boa saúde?
De fato, há vários alimentos que devem ser evitados para que uma boa saúde possa ser alcançada. Entre os principais estão:
Batatas fritas e lanches
Este é um aperitivo muito comum, mas que, no entanto, não traz benefícios para o organismo, mas sim o contrário, já que um terço do conteúdo são gorduras pouco saudáveis.
Isso faz com que 100 gramas contenham mais de 300 calorias.
Os especialistas recomendam que, ao fazer um lanche e comer algo no meio da manhã ou no meio da tarde, opte por lanches mais saudáveis, como frutas, vegetais crus, nozes em quantidades moderadas, entre outros.
Dessa forma, você obtém uma grande quantidade de fibras e previne o aparecimento futuro de câncer no reto, bem como em outros órgãos do sistema digestivo.
Sem dúvida, quando pensamos em o que deve ser evitado para se ter uma boa saúde, esse alimento é um dos primeiros que vem à mente.
Bebidas açucaradas
As bebidas com açúcares adicionados – como sacarose ou frutose – estão associadas a um risco aumentado de excesso de peso e obesidade, bem como de doenças como diabetes e síndrome metabólica.
A frutose inibe a produção de leptina e insulina, hormônios relacionados à regulação do açúcar no sangue. Além disso, aumenta as concentrações de ácido úrico.
Por sua vez, a sacarose está relacionada com o acúmulo de gordura, aumento do risco de doenças cardiovasculares e doenças metabólicas.
De fato, é melhor optar por bebidas de frutas e legumes frescos, sem açúcares adicionados, como por exemplo, os sucos puros.
Pratos pré-cozidos
O seu consumo aumentou nos últimos anos devido à falta de tempo para cozinhar. Eles são comercializados cozidos, embalados e refrigerados e há uma grande variedade.
Entre os seus inconvenientes estão os ingredientes, uma vez que são geralmente produtos com um alto teor de sal, gorduras saturadas e açúcares, e também podem conter aditivos.
O alto consumo de sal pode causar um aumento da pressão arterial nas pessoas que sofrem de hipertensão, além de causar problemas gástricos.
Estes tipos de produtos contribuem para aumentar os níveis de colesterol, bem como o risco de obesidade.
O aconselhável é sempre optar por alimentos frescos e, se possível, provenientes da agricultura biológica, e cozinhá-los o mínimo possível para manter os seus nutrientes intactos.
Sem dúvida, quando pensamos em o que deve ser evitado para se ter uma boa saúde, esse alimento é um dos primeiros que vem à mente.
Frituras
Os alimentos perdem todas as suas propriedades quando fritos em óleo a alta temperatura e, se o óleo estiver sujo, escuro ou produzindo fumaça, ele traz uma grande quantidade de radicais livres que podem afetar as células de quem os ingere.
Além disso, as frituras geralmente incorporam massas que trazem mais calorias para a alimentação. O aconselhável é moderar o seu consumo (uma vez por semana no máximo), não reutilizar o óleo e evitar massas abundantes e muito condimentadas.
Sem dúvida, quando pensamos em o que deve ser evitado para se ter uma boa saúde, esse alimento é um dos primeiros que vem à mente.
Álcool
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso contínuo de álcool é um fator importante de mais de 200 doenças e distúrbios.
Estas incluem lesões mentais e distúrbios comportamentais, condições gastrointestinais, cânceres, distúrbios imunológicos, doenças pulmonares, ósseas, cardiovasculares e musculares, bem como distúrbios reprodutivos.
Além disso, é um dos primeiros itens a serem eliminados em uma dieta saudável devido ao seu alto valor calórico (100 ml representam 215 calorias).
Se você tem algum problema com álcool, a melhor opção é ir até uma clínica de reabilitação em São Paulo. Lá, você terá o auxílio de profissionais treinados que lhe ajudarão no propósito de parar de beber.
Em suma, o mais recomendável é optar por bebidas saudáveis para saciar a sede e se manter hidratado como: água, frutas, legumes, leite – se possível vegetal – e/ou produtos fermentados.
Então, como cuidar da saúde?
Reduza a gordura abdominal
A gordura que se concentra no abdômen é perigosa, pois favorece o aparecimento dos principais fatores de risco cardiovascular, como hipertensão e diabetes.
Da mesma forma, diminui o colesterol bom (HDL) e aumenta o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, levando a uma acumulação de açúcar no sangue.
É por isso que é importante medir a cintura e tentar medir menos de 80 cm se for mulher, e menos de 90 cm se for homem.
Se descobrir que a sua gordura abdominal está acima do recomendado, faça exercício, siga uma dieta equilibrada e evite a comida muito gordurosa ou açucarada.
Deixe o cigarro
O tabaco é uma das principais causas de várias patologias cardiovasculares, respiratórias e cancerígenas.
Além disso, o consumo de cigarro aumenta as chances de sofrer de excesso de peso, isso sem mencionar que fumar diminui a capacidade física.
Deixar o cigarro não é fácil, mas não é impossível. Você pode consultar um médico para ajudá-lo a deixá-lo e, dessa forma, lidar melhor com os efeitos colaterais da abstinência.
Diga não ao estresse
Seja devido ao trabalho ou a uma situação pessoal, é normal sentir-se estressado, mas é preciso aprender a relaxar ou seu corpo sofrerá consequências sérias: exaustão física e mental, insônia, perda ou ganho de peso, entre outros.
Algumas dicas para se livrar do estresse são ouvir música relaxante, tomar um banho, ler, fazer exercícios ou qualquer outra atividade que conte como um tempo exclusivo para você.
A pele também importa
Muitos se concentram em cuidar de seu organismo interior, mas proteger o exterior é igualmente relevante. Usar protetor solar é indispensável, não importa se está nublado ou chovendo. Todas as partes do corpo que estão expostas à luz solar precisam ser protegidas.
A recomendação é colocar protetor solar aproximadamente a cada quatro horas, dependendo da intensidade da radiação.
Dessa forma, você evita a situação de ter que visitar um dermatologista que trata câncer de pele ou qualquer outro problema na pele.
Mais vegetais e frutas
Comer três pedaços de fruta e duas porções de vegetais é o recomendado, pois assim o corpo recebe os minerais e vitaminas necessários. Carne vermelha, pão, manteiga, e até mesmo leguminosas e cereais devem ser consumidos em menor proporção.
Não se esqueça de incluir nestas dicas para cuidar da sua saúde o consumo de fibras e água para melhorar a digestão, combater a obesidade e evitar doenças.
Cuidado com o açúcar
O consumo excessivo de alimentos e bebidas açucaradas pode levar ao excesso de peso, obesidade, diabetes, doenças intestinais, entre outras doenças.
Refrigerantes, pães e doces como o chocolate são alimentos que muitas pessoas consomem, especialmente crianças, e é importante excluí-los o máximo possível da nossa dieta.
O melhor é optar por comprar produtos com baixo teor de açúcar e, na medida do possível, não consumir açúcares refinados. É normal querer comer um doce ou colocar açúcar em algo, o importante é não exagerar.
Pronto! Agora você sabe o que deve ser evitado para se ter uma boa saúde, bem como os hábitos que deve colocar em prática.