Para começar a empreender com confeitaria, não basta apenas saber fazer doces, é preciso ter estratégias que vão além de pôr a mão na massa para ter sucesso e fazer o negócio crescer de forma sustentável.
Empreender é um desafio e tem diversas variáveis que precisam ser superadas. Por isso, ter um bom planejamento é fundamental, pois vai ajudar a direcionar os esforços e a evitar gastos desnecessários.
Por exemplo, ao sentar para planejar, você avalia quais os utensílios são essenciais para preparar os itens do cardápio, como liquidificador profissional, batedeira, formas, ingredientes e evita gastos com itens desnecessários e caros.
Tenha um bom controle de estoque
Para ter sucesso no seu negócio, é preciso evitar que faltem itens no estoque e que ocorra acúmulo de produtos. Os dois cenários podem sobrecarregar o orçamento. Por isso, tenha uma boa gestão do estoque:
- Organize as suas informações: conheça bem os produtos e faça uma ficha de estoque com o código do produto, data de entrada e saída, quantidades, valor do custo de entrada, saída, estoque atual e custo médio;
- Avalie o histórico de consumo: faça uma comparação dos períodos anteriores e as demandas dos clientes. Dessa forma, você terá uma base do consumo por período, avaliando as fases de baixa e alta;
- Faça o inventário periodicamente: contabilize os itens do estoque e confira com os dados registrados.
Aprenda a fazer controle de custos
Para ter uma confeitaria saudável financeiramente, é preciso fazer o controle de custos. Esse processo monitora e analisa os gastos fixos e variáveis da empresa. Entre os tipos de custos avaliados, temos:
- Custos indiretos: relacionados à produção;
- Custos diretos: ligados ao produto principal;
- Custos de produção: referem-se à estrutura, como água e luz;
- Custos variáveis: atrelados às demandas sazonais;
- Custos fixos: são fixos no orçamento.
Invista em marketing digital
A divulgação é a alma do negócio e é aqui que entra o marketing digital. Independentemente de ter uma confeitaria com ponto físico ou apenas on-line, é importante aproveitar as vantagens que esse conjunto de ferramentas pode proporcionar.
É interessante criar o perfil da sua loja nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para divulgar os produtos e valores. Aprenda a fazer vídeos e fotos atrativas para criar desejo pelo seu produto.
Você ainda pode criar o perfil da sua confeitaria no Google, otimizando as informações para que os seus clientes encontrem mais rapidamente os seus produtos. Além disso, você pode expandir os pedidos fazendo anúncios pagos para alcançar mais pessoas.
Construa uma marca forte
A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Por isso, foque em construir a identidade de marca. Isso envolve investir no visual da sua confeitaria, que vai ser importante para atrair o cliente.
Compre embalagens boas e bonitas, pense na finalização, fitas para o acabamento, capriche na decoração dos doces. E não se esqueça de personalizar etiquetas e cartões com a logo da sua marca para embalar o produto.
Para deixar ainda mais particular o seu atendimento e gerar uma forte impressão no cliente, você pode usar recursos como um cartão de agradecimento personalizado e uma embalagem que pode ser reaproveitada para outros fins, como alguns tipos de caixinhas.
Faça a gestão do tempo
Para fazer a produção dos doces, principalmente se você está no início, é preciso gerenciar bem o tempo, pois você terá que desempenhar diversas atividades ao mesmo tempo. Algumas dicas são:
- Deixe o ambiente organizado com os ingredientes e utensílios que vai precisar já no dia anterior;
- Tenha uma rotina de procedimentos: defina o horário para produção, compras, divulgação do trabalho e outras atividades;
- Analise e elabore previsão de vendas: veja quais são os produtos com maior saída e planeje o estoque de acordo com a demanda. Avalie também os doces que têm menor saída e se vale a pena parar a produção.