Você quer saber como utilizar reels para marketing digital? Então chegou ao local certo!
Hoje, os avanços na tecnologia aumentaram exponencialmente e todos sabemos que influenciaram o mercado global de forma direta.
Os empresários tiveram que adaptar seu sistema de comércio, ao mesmo tempo que os avanços trouxeram novas oportunidades, como usar o Instagram reels como uma ferramenta para promover seu produto online.
Mas quem está preparado para fazer isso? Quem decide dar um passo a mais e aproveitar ao máximo esses recursos?
Aqueles que têm uma visão constante de apontar para o alto, para o sucesso!
É por isso que, no artigo de hoje, você poderá entender mais sobre como utilizar reels para marketing digital.
De fato, o Instagram já faz parte das estratégias de marketing digital de muitas marcas e é o espaço perfeito para atrair potenciais clientes e promover serviços ou produtos. Dez anos após a sua criação, já tem um bilhão de contas ativas.
É por isso que é fundamental estar atento a todas as suas tendências, para aproveitar e aplicar em seu perfil.
Vamos descobrir mais sobre como utilizar reels para marketing digital?
O que são os reels?
Os reels são uma ferramenta disponível para todos os usuários do Instagram. Não é um aplicativo independente como o TikTok, mas um novo recurso semelhante ao Stories.
Com ele, você pode:
- Elaborar vídeos curtos, entre 15 e 30 segundos.
- Adicionar efeitos e filtros criativos predefinidos.
- Usar sua própria música ou a música existente.
- Publicar o seu clipe na seção Feed ou Stories. Além disso, você também pode enviá-lo para outro usuário como uma mensagem direta.
- A seção Top Reels mostra os vídeos mais populares.
- Permite interagir com o áudio, alterar a velocidade do vídeo, inserir efeitos visuais e definir um temporizador para a duração do clipe.
Como utilizar os reels?
Embora este seja um novo recurso que o Instagram está implantando, seu uso é fácil e intuitivo.
As visualizações para o reels são simples de conseguir, muito mais do que as postagens no feed tradicional. Por isso, vale a pena investir nesse novo formato de conteúdo.
A seguir, mostramos como usar o painel:
- Áudio e música: permite adicionar uma faixa de áudio aos seus vídeos. Você pode selecionar qualquer uma das músicas disponíveis no Reels ou um trecho da faixa, que durará 15 segundos.
- Velocidade: É a opção com a qual você pode acelerar ou retardar o clipe ou o áudio, seja para toda a música ou para um trecho específico.
- Efeitos e filtros: existem vários filtros projetados pela empresa e outros criados diretamente pelos usuários. Podem ser tanto filtros clássicos como de realidade aumentada.
- Temporizador: com esta opção, você define um limite para a duração do vídeo. Você também pode iniciar uma contagem regressiva para poder gravar com as mãos livres.
- Alinhamento: você pode alinhar todos os clipes para tornar a transição entre eles muito mais suave.
Finalmente, o que você precisa fazer é gravar seus vídeos de acordo com as opções criativas que você escolheu, bem como observar qual foi o resultado e compartilhá-lo com toda a sua comunidade.
Truques para usar com os reels
Agora que você está claro sobre como usar o Instagram reels, é hora de se tornar um profissional nesta nova opção que o aplicativo lhe oferece. Aqui estão alguns truques para seguir:
- Procure inspiração entre outros usuários. Para se tornar um bom criador de reels, você precisa estar atualizado com as tendências e desafios diários que outros criadores colocam em prática no Instagram ou diretamente no TikTok.
- Uso de filtros. A galeria de efeitos e filtros disponíveis é ampla e é constantemente atualizada. Se você for fazer um reels sobre como usar echarpe com vestido, você pode usar filtros de realidade aumentada para tornar o conteúdo ainda mais chamativo.
- Mudar a velocidade. Retardar o ritmo do vídeo por alguns segundos pode ajudá-lo a obter muito mais atenção em seus melhores movimentos de dança. Pelo contrário, acelerar o ritmo do clipe pode servir para adicionar um toque de humor.
- Use a ferramenta de alinhamento. Pode ser difícil fazer transições suaves em seus vídeos. Este é um problema bastante comum quando você quer juntar vários clipes. Para isso, o Instagram Reels oferece a ferramenta de alinhamento, que permite alinhar os vídeos.
Então, como utilizar os reels para marketing digital?
Agora você já sabe como criar os melhores reels. Por isso, vamos ver os benefícios que isso pode trazer para você dentro do marketing digital:
1. Publicar no momento certo gera mais participação
O melhor momento para publicar Reels é entre as 9h e as 12h de segunda a quinta-feira, de acordo com um estudo da Hootsuite.
2. Você será flexível e consistente com a criação de conteúdo
A ideia de um Reels pode surgir a qualquer momento, mas você nem sempre tem que publicá-lo instantaneamente.
Digamos que você acabou de publicar um Reels há uma hora e já está filmando outro. É melhor programar o seu novo Reels para o dia seguinte. Dessa forma, você não confundirá o algoritmo do Instagram com um excesso de postagens.
3. Você pode planejar suas campanhas de marketing com antecedência
Quando se trata de atualizações de produtos, vendas sazonais e outras atividades de marketing planejadas, você deve criar conteúdo promocional com antecedência. Prepare os seus Reels, planeje-os para o futuro e desfrute de campanhas perfeitas.
4. Pode impulsionar as vendas e o ROI
Seu Reels pode ajudar sua equipe de vendas a atingir seus objetivos. Por exemplo, se você quer vender uma câmera que sai foto na hora, você pode demonstrar o seu uso através de um reels e chamar a atenção das pessoas para o produto.
De fato, oitenta e um por cento dos profissionais de marketing dizem que o marketing de vídeo os ajudou a impulsionar as vendas. Ao preparar e programar Reels, você pode ajudar a evitar quedas nas vendas.
Por isso, é muito importante que você esteja sempre pensando em novos reels, que impulsionam as vendas do seu negócio.