O marketing jurídico pode ser bem diferente do desenvolvimento de estratégias para outros nichos, pois o nicho jurídico lida com informações complexas e o Código de Ética e Disciplina da OAB muitas vezes até o proíbe de blogar livremente, por exemplo.
Além disso, foi aprovada há pouco mais de um ano uma lei que permite que advogados promovam postagens nas redes sociais, o que ainda é algo relativamente novo no mundo do marketing jurídico.
Por que usar as mídias sociais para marketing jurídico?
As redes sociais são uma das melhores formas de divulgar o serviço e o produto de um empreendedor, com advogados não é diferente, lá você pode divulgar sua imagem e construir sua autoridade no mundo jurídico através de postagens regulares.
Usar esse recurso com certeza é um grande diferencial no mercado, além de educar os leitores do seu site, você pode transformá-los em potenciais clientes com uma boa estratégia de marketing jurídico.
Neste artigo, listaremos alguns métodos de marketing jurídico para divulgar seu escritório de forma assertiva nas principais redes sociais e atrair cada vez mais clientes.
Anuncie seu escritório no Facebook
O Facebook é a rede social mais usada no mundo, com quase 3 bilhões de usuários cadastrados. Isso significa que, graças a uma estratégia bem executada, você poderá atingir um grande público.
O primeiro passo é criar uma página em uma rede social e adicionar todas as informações de contato importantes, afinal, queremos que seu leitor não tenha dificuldade em encontrar você caso tenha interesse em seus serviços.
Para atingir ainda mais públicos você pode combinar publicidade paga para divulgar seu escritório, mas para que essa prática dê certo é importante seguir rigorosamente o Código de Ética e disciplina da OAB, além de um bom gerenciamento de publicidade no Facebook para te ajudar a organizar e monitorar sua campanha.
Além da publicidade, ter um grande número de posts é muito importante para engajar seu público e ajudar na conversão. Já existem ferramentas por aí que permitem programar e gerenciar facilmente seus posts e investir neles pode te dar mais visibilidade e input na sua tomada de decisão, pois você poderá acompanhar as métricas geradas em cada post.
Anuncie seu escritório no Instagram
Assim como o Facebook, o Instagram é um dos maiores canais de divulgação da atualidade, a rede social possui mais de 1 bilhão de usuários e algumas formas específicas de promover negócios, dando ao empreendedor mais autonomia e praticidade.
Uma das vantagens do Instagram é a possibilidade de vincular a sua página do Facebook, integrando essas duas redes sociais você poderá ter uma visão macro da sua estratégia de marketing jurídico sem grandes problemas, o que é uma grande vantagem na hora de analisar os dados da sua estratégia e verificando se ela traz os resultados desejados.
Nessa rede social, você pode aumentar sua rede de seguidores de várias maneiras, uma delas é usar os stories como forma de se aproximar do seu público. Uma boa estratégia de marketing jurídico é colocar uma caixa de perguntas em seus stories e mapear quais são as dúvidas mais comuns do seu público, depois criar um conteúdo que aborde esses tópicos para responder a essas perguntas e manter seus seguidores engajados.
Lá você também tem a opção de fazer publicidade paga, por isso conhecer o tema da publicidade no Instagram é muito importante para criar uma campanha publicitária assertiva que realmente dê retorno para justificar seu investimento.
Ainda falando sobre publicidade paga, você também pode usar um influenciador que já tenha bons seguidores para promover seu escritório. Essa estratégia já se mostrou bastante eficaz para aumentar o número de leads e, consequentemente, as possíveis conversões.
Mas para isso, é importante escolher o influenciador mais próximo do seu nicho, assim os leads que chegarem até você serão mais qualificados, e isso com certeza terá um efeito positivo na sua taxa de conversão.
Fortaleça sua campanha de marketing legítima com vídeos
A produção de vídeos nas redes sociais tornou-se uma corrida mundial nos últimos anos, o que fez com que praticamente todas as redes sociais se adaptassem às suas funções, inclusive curtas-metragens como forma de entretenimento.
Mergulhar no mundo dos curtas-metragens é certamente uma estratégia extremamente eficaz que, se feita corretamente, pode se tornar referência em suas especialidades jurídicas. Além das redes sociais mencionadas acima, você pode criar uma conta no Tik Tok e até um canal no YouTube. Ambas as redes fornecerão a você um amplo alcance do seu grupo-alvo.
Dicas finais de marketing jurídico
Como escrevemos no artigo, usar as redes sociais para o seu negócio trará muitos benefícios, sem contar o fato de que para criar uma conta nas redes mencionadas, não há necessidade de investir financeiramente, então você pode começar a divulgar suas redes sociais estratégia de marketing a qualquer momento, mesmo que você esteja iniciando sua profissão.
Bem, agora que você sabe o que precisa fazer para ter sucesso com sua estratégia de marketing legítima, é só colocar a mão na massa e começar a monitorar seus resultados. Para o próximo!