Comprar um apartamento é certamente um dos grandes feitos da grande maioria das pessoas e também grande sonho. Portanto, é muito importante saber o passo a passo para comprar o primeiro apartamento.
Então se você está pensando em comprar um imóvel pela primeira vez, mas não sabe por onde começar, confira agora as etapas essenciais para você escolher bem seu primeiro apartamento e diminuir os riscos e estresses para o futuro.
De maneira geral, as pessoas acreditam que para comprar um apartamento ou uma casa é preciso apenas ter dinheiro. Entretanto, embora seja muito importante, ter dinheiro é apenas uma das várias etapas do processo de compra.
Passo a passo de como comprar seu primeiro apartamento
1- Planejamento financeiro
Todo processo de compra, do mais básico ao mais complexo, como é a compra de um apartamento, é necessário o desenvolvimento de um planejamento financeiro. Afinal, é ele que direciona até onde suas finanças deixam você ir.
Portanto, é muito importante você ter conhecimento da sua realidade financeira para evitar empolgações com apartamentos que fujam da sua realidade, proporcionando no futuro problemas como a inadimplência.
Logo, antes mesmo de procurar um apartamento, tenha a saúde financeira da sua vida em dia, afinal comprar o primeiro apartamento normalmente irá criar uma longa dívida, então é importante que você esteja apto a pagar e não tenha outras obrigações tão grandes como esta.
Sendo assim, entenda se você tem a possibilidade de comprar à vista ou parcelado, se você possui renda fixa e também qual a porcentagem da sua renda você está disponível a direcionar para a compra do seu primeiro apartamento.
2- Escolha a melhor localização
Agora que você já sabe quanto pode gastar na compra do seu primeiro apartamento, é muito importante que escolha bairros e locais que sejam condizentes com o valor que você tem em mente.
Além disso, é muito importante também analisar o que o prédio ou bairro oferece para você, como, por exemplo, segurança e comodidade. Afinal, é preciso ver se a região possui boa oferta de mercados, shoppings e farmácias.
Outro ponto importante para você estudar é a localização se comparada com o seu local de trabalho, ou seja, tem fácil acesso a transporte público ou boas rodovias? Afinal, caso você não trabalhe de casa, ter essas facilidades ao seu redor são extremamente importantes.
Além desses pontos a serem analisados, é preciso também, por ser seu primeiro apartamento, que você se atente a possível valorização deste imóvel. Para que ele no futuro renda a você melhores condições de venda, possibilitando evoluir para outro apartamento.
3- Entenda suas necessidades
Saber exatamente o tipo de apartamento que você precisa é fundamental para diminuir problemas futuros. Existem hoje em dia diversas opções de apartamentos, desde os menores como loft às grandes coberturas.
Portanto, se você é solteiro e passa mais tempo fora de casa, não faz muito sentido comprar um apartamento enorme, certo? Assim como se você tem um ou mais filhos, fica meio complicado um apartamento com apenas um quarto, não é mesmo?
Então, nesta etapa é o momento de você escolher e entender as suas atuais necessidades para encontrar o perfil de apartamento ideal, economizando tempo e dinheiro visitando apartamentos que não oferecem tudo aquilo que você precisa.
4- Apartamento novo ou usado
Agora que você já sabe quanto tem para investir, as localizações que oferecem a qualidade de vida que você precisa e também o tamanho e tipo de apartamento que atende suas necessidades, você precisa escolher se vai ter como primeiro apartamento um imóvel novo ou usado.
Além disso, você também pode optar por escolher um apartamento ainda na planta ou um já construído. Portanto, é preciso entender as vantagens e desvantagens de cada um para que você encontre a melhor opção dentro da sua realidade financeira.
De modo geral, comprar apartamentos ainda na planta costuma oferecer ao investidor melhores condições de pagamento e mais parcelas, podendo também dividir a entrada em algumas vezes. Entretanto, é uma alternativa pouco viável se você deseja comprar seu primeiro apartamento de maneira rápida e precisa urgentemente mudar.
Comprar apartamentos já prontos ou até usados, embora tenham condições de pagamento mais engessadas, obrigando ao investidor a ter de maneira direta mais capital de investimento a curto prazo, possibilita a melhor análise das condições do imóvel e também a rápida transição e mudança.
Portanto, esse passo também precisa ser muito bem planejado e estudado, para que atenda tanto suas necessidades emergenciais quanto seja compatível com a sua realidade financeira desenvolvida lá atrás no planejamento financeiro.
Alugar ou comprar o primeiro apartamento
Agora que você já sabe o passo a passo de como comprar um imóvel, você também pode usar essas dicas durante o processo de escolha de um apartamento alugado. Com isso, você também pode conhecer qual tipo de investimento é o melhor para você.
Embora muitas pessoas tenham o sonho de ter a casa própria, a alternativa de alugar o seu primeiro apartamento também pode ser uma ótima escolha. Principalmente se você ainda não tiver certeza se está preparado para esse grande passo que é sair da casa dos pais.
Portanto, para decidir entre um ou outro é preciso entender quanto você tem disponível para investir, ou seja, se você não estiver disposto a pagar um longo financiamento, optar pelo alugar seu primeiro apartamento é a melhor opção.
Conclusão
Com tudo isso exposto fica evidente que a iniciativa de ter um primeiro apartamento é bastante complexa, mesmo que seja alugado e principalmente se for comprado. Uma vez que, ao alugar um apartamento, você tem a possibilidade mais fácil de trocar por outro.
Portanto, é muito importante que siga o passo a passo apresentado anteriormente, buscando sempre construir e seguir um planejamento financeiro para que seu investimento seja compatível com seu poderio financeiro.
Além disso, é extremamente importante analisar a segurança e comodidade que a localização do seu primeiro apartamento oferece. Afinal é muito importante ter mercados, farmácias e shoppings para facilitar a rotina intensa de trabalho.