Como decidir qual a melhor alternativa para comprar um imóvel e dar início à formação de um bom patrimônio? Comprar à vista, financiado ou através de um consórcio?
Antes de tudo, é necessário se informar melhor sobre as possibilidades e benefícios de cada alternativa e então começar a se planejar.
O primeiro e mais importante passo é a mudança de hábitos, passar a consumir de forma mais consciente e começar a gastar menos do que ganha.
Para dar início a construção do seu patrimônio é necessário evitar o consumo supérfluo, com intuito de economizar e poupar e então poder negociar da melhor forma o que quer adquirir.
Solicitar descontos, negociar valores e condições, ler, entender e assinar um contrato são princípios básicos para se fechar um negócio com êxito.
Economizar e investir também fazem parte quando você escolhe planejar financeiramente e realizar o seu propósito. É preciso compromisso, foco, disciplina e como dito anteriormente, mudança de hábitos. Quer dizer respeitar o dinheiro recebido por meio do seu trabalho.
Qual a melhor forma de comprar um imóvel?
Estudar valores e economizar dentro de um contexto de planejamento financeiro resulta em sabedoria para poupar, e essa é a melhor maneira de adquirir um imóvel no Brasil em 2022.
Apenas desta maneira, o ato de economizar, poupar e investir gerará não apenas a melhora na sua qualidade de vida, mas também possibilitará a construção de patrimônio com a aquisição de um imóvel.
É possível definir um foco mensal de poupança, o que evita que você gaste aquilo que economizou com coisas supérfluas.
Com essa meta mensal, da mesma maneira como aprendeu a estudar valores e economizar, você assimila novos hábitos de consumo e começa a ter decisões mais prudentes para a utilização do seu dinheiro.
Então, se você precisa de motivos para investir em imóveis, confira abaixo alguns casos.
Como adquirir um imóvel investindo menos e sem pagar juros?
Para quem deseja adquirir um imóvel e não entender ainda qual a melhor maneira de comprá-lo investindo menos, as duas alternativas mais populares existentes no mercado são o financiamento bancário e o consórcio de imóveis.
O primeiro passo é estabelecer qual é o tempo máximo preciso para ter a posse do imóvel e a quantia cobrada para investir à vista ou fazer um parcelamento.
Em um comparativo entre o consórcio de imóvel e o financiamento bancário, há algumas considerações importantes que devem ser analisadas no momento de comprar um imóvel comercial ou residencial com investimento menor.
Para quem não tem o hábito regular de realizar uma poupança, o consórcio é uma maneira compulsória de poupar.
Desta forma, o consórcio funciona como um tipo de poupança para quem deseja conquistar um objetivo.
Comprar um imóvel à vista
A melhor maneira de se comprar um imóvel no Brasil, sem dúvidas, é pagando à vista. Além de evitar cobranças, o adquirente tem o poder de negociar com o vendedor e obter desconto no valor do imóvel.
No entanto, por ser uma compra de alto valor, nem todos têm condição financeira de custear uma propriedade à vista, de custear a quantia total de um imóvel, pois isso iria comprometer de maneira significativa sua reserva.
Nesse caso você pode escolher por um financiamento bancário, um consórcio novo ou contemplado.
Com essas alternativas acima você terá o poder de negociação da quantia do imóvel pois pagará à vista, mas não compromete sua reserva pois a quantia do imóvel será diluída em parcelas mensais.
Comprar um imóvel através de financiamento
Toda vez que você contrata um financiamento bancário, por mais que se tenha o poder de compra de um bem à vista, torna-se bem mais complicado economizar, dado que acaba-se custeando o dobro da quantia do imóvel em razão dos juros abusivos do financiamento.
Mesmo que hoje em dia os juros estejam baixos, a tendência é que os juros aumentem cada vez mais.
Os juros altos dificultam o orçamento de quem deseja comprar um imóvel por meio de financiamento imobiliário, provocando a dúvida entre juntar dinheiro para fazer o pagamento do bem à vista, e ter a chance de conseguir desconto ou escolher por financiar.
E tratando-se da aquisição de um imóvel, a ideia de pagar quase o dobro da quantia do patrimônio no caso do financiamento é sem dúvidas a maior desvantagem desta alternativa.
Comprar um imóvel com consórcio
Agora você já sabe qual a melhor forma de comprar um imóvel, mas vai uma dica final. No consórcio, não há a cobrança de juros, somente de taxas administrativas, o consorciado paga as mensalidades sem ser impactado no orçamento e guarda sua reserva para qualquer emergência que venha a acontecer futuramente, dado que se planejou para esse investimento.
Sem contar que adquirir um imóvel por meio de consórcio é bem simples e menos burocrático do que um financiamento.
Com um consórcio novo de imóvel, você sem dúvidas pagará a menor quantia por aquele patrimônio no final daquela operação de crédito. Todas essas informações foram reunidas nos vários artigos do site Portal Útil sobre o assunto.