Você já ouviu falar em renda passiva? Ou seja, uma maneira de ganhar dinheiro sem a necessidade de esforço físico? Ao saber como investir em imóveis você pode produzir melhores rendimentos para sua vida sem precisar trabalhar diariamente.
Assim como diversos outros investimentos, como análise do preço do bitcoin e aplicação na Bolsa de Valores, investir dinheiro pode proporcionar ainda mais lucro. Por isso, é fundamental entender diferentes mercados e como investir neles.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o investimento em imóveis, um dos mercados mais tradicionais de aplicações.
Por que saber como investir em imóveis?
Embora novos investimentos tenham surgido, como fundos, criptomoedas e vários outros, investir em imóveis continua sendo útil para a grande maioria das pessoas. Afinal, é uma maneira de rentabilizar e ainda aumentar o patrimônio.
De modo geral, você deve levar em consideração a possibilidade da renda mensal através do aluguel e a valorização do imóvel a longo prazo. Assim, com um bom estudo prévio é possível ter muito sucesso nos investimentos.
Além disso, com o desenvolvimento dos meios tecnológicos e surgimento de grandes fundos de investimento, existe a possibilidade de investir no mercado sem comprometer suas finanças.
Para isso, existem os fundos imobiliários, sendo uma boa alternativa para quem gosta do setor, mas não possui grande capital para comprar um terreno ou um imóvel. Por isso, ele utiliza o sistema de cotas para repartir os custos e lucros para os investidores.
A partir das cotas vendidas e com o dinheiro arrecadado, as gestoras dos fundos realizam investimentos como compra e construção de imóveis. Após esse trâmite, os lucros obtidos são repartidos aos cotistas de acordo com as cotas adquiridas.
Ou seja, entender como investir em imóveis vai muito além de saber onde comprar um terreno, uma casa ou apartamento. Está na tentativa de buscar as melhores alternativas possíveis para estar presente em um mercado tradicional e ativo.
3 maneiras de como investir em imóveis
Agora que você já sabe como investir em imóveis é importante e também possível para pessoas sem grande capital, vamos conhecer os modelos mais tradicionais. Confira agora 3 tipos de investimentos característicos do mercado imobiliário.
1- Compra de terrenos
Uma estratégia muito utilizada é a compra de terrenos para investimentos em construção de empreendimentos, seja uma casa, prédios residenciais ou comerciais. Embora demande mais tempo de retorno, é um investimento teoricamente mais barato.
Ou seja, você pode criar mais tempo para juntar novas fontes de renda para aplicar na construção de uma casa, por exemplo. A estratégia mais utilizada é investir em um terreno localizado em uma região populosa que demande novas moradias ou comércio.
O preço mais viável também significa alguns estudos mais aprofundados, como qualidade do terreno, necessidade de alterações nos níveis e que tipo de empreendimento consegue receber.
2- Comprar imóveis na planta
Assim como a compra de terrenos, comprar um imóvel ainda na planta, vendido por construtoras e incorporadoras é um investimento de médio e longo prazo. O importante aqui é analisar a qualidade da empresa, para entender o imóvel final entregue.
De modo geral, investir em imóveis ainda na planta proporciona melhores preços e possibilidades de financiamentos. O que aumenta o leque de oportunidades para os investidores e prazo para pagamento.
Com isso, por não precisar de um investimento pesado logo de entrada se torna um investimento atrativo tanto para quem deseja usufruir como alugar o imóvel. Para ajudar na sua escolha, visite outros empreendimentos da construtora e pesquise sobre ela.
3- Imóveis prontos
Comprar um imóvel já pronto pode significar preços mais elevados, mas isso pode ser facilmente controlado com um bom estudo e planejamento. De modo geral, o mercado imobiliário sofre variações, mas sempre possui uma demanda de novos moradores.
Por isso, para entrar no mercado e utilizar a rotatividade de moradia a seu favor, procure investir em imóveis mais antigos ou que necessitem de reformas. Esses empreendimentos tendem a ter valores de mercado mais baixos.
Após uma reforma estrutural, você pode alugar e desenvolver uma renda passiva, além de valorizar o imóvel a partir da melhor condição que ele se encontra. Outra alternativa muito interessante de como investir em imóveis é através de leilões.
Por conta da falta de organização financeira muitos brasileiros compram imóveis e depois acabam perdendo por conta da inadimplência. Com isso, os imóveis são levados a leilão com preços bem abaixo do mercado, logo, ótimo para investidores.
Você pode arrematar imóveis de ótima qualidade por preços bem abaixo do praticado, precisando ou não de uma reforma e rapidamente utilizar para alugar ou vender.
O que analisar antes de investir em imóveis?
Existem diferentes fatores que podem influenciar no sucesso ou não de um investimento, e no mercado imobiliário isso não é diferente. Por isso, ao investir em imóveis existem alguns estudos que precisam ser feitos para diminuir riscos.
Certamente a primeira tarefa a ser feita é analisar e estudar a região que o imóvel se encontra ou que deve ser construído. Portanto, verifique a qualidade da segurança ao redor, a localização e a infraestrutura, como transporte público e comércio.
Com isso, certifique-se que a região oferece boas opções de lazer, como shoppings, lojas, cinemas e praças. Assim como o fácil acesso a supermercados, pontos de ônibus, delegacias, farmácias e outras comodidades.
Esses pontos ajudam a valorizar o imóvel, tanto para uma possível venda quanto para um aluguel. Afinal, ninguém quer morar em locais com pouca segurança ou com difícil acesso a locais de rotina como supermercados.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto, é possível entender como investir em imóveis. Inclusive, saber que não é preciso ter muito dinheiro guardado para se fazer presente no mercado imobiliário.
Para isso, existem os fundos imobiliários, capazes de vender cotas de investimentos para rentabilizar através de aquisições e construções de imóveis. Entre os modelos mais tradicionais de como investir em imóveis está a compra de terrenos e imóveis na planta.
Independentemente do modelo de negócio, é fundamental estudar a região do imóvel, facilidade de acesso, segurança e proximidade com supermercados, shoppings e outras comodidades.