Aqui está uma dura realidade: para cada emprego anunciado muitos candidatos se candidatam. Alguns desses candidatos serão menos qualificados que você, mas outros são tão qualificados ou até melhores.
Observação
Diante desta competição, é importante que você se venda. Isso deixa bem claro por que você é o melhor candidato a ser contratado.
Vender-se pode ser estranho, mas é realmente importante. Se você não destacar suas melhores qualidades como candidato, quem o fará?
Para superar a timidez, a modéstia ou o constrangimento, pense como um profissional de marketing. Desenvolva uma campanha de marketing e se venda na entrevista de emprego, assim como faria com qualquer uma das muitas opções de pasta de dente na farmácia.
Isso ajudará você a avaliar seus pontos fortes, medir seu desempenho durante todo o processo de inscrição e uma marca forte que fará você se destacar do mar de candidatos.
Estratégias para se vender e conseguir um emprego
Siga estas estratégias usadas pelos profissionais de marketing do site Mais Emprego para você se vender como candidato e aumentar suas chances de ser contratado.
Identifique seus pontos fortes
Pense nesta etapa como a definição do produto – neste caso, você é!
Quando você brilha no trabalho? Olhe para as tarefas que você faz bem e tente se lembrar dos elogios no trabalho. Faça uma revisão detalhada no seu currículo e liste todos os seus pontos fortes, habilidades e realizações.
Pense também por que você seguiu sua carreira: por que você está interessado nela? Tente descrever no seu currículo o que o excita em sua carreira, juntamente com as responsabilidades relacionadas ao trabalho que você mais gosta de fazer.
Vale à pena dedicar tempo a esta atividade. Seus insights o ajudarão mais tarde ao escrever sua carta de apresentação e responder a perguntas da entrevista, como por que você quer esse emprego?
Use anedotas e exemplos
No seu currículo, recomendo indicar suas habilidades, seja em uma lista com marcadores na seção Habilidades ou em notas para cada trabalho que você ocupou.
Ao escrever sua carta de apresentação e responder a perguntas da entrevista, no entanto, vá além de uma lista de habilidades – compartilhe exemplos e conte histórias que demonstrem suas habilidades.
Para os recrutadores, isso cria uma experiência mais atraente e envolvente sobre você. (Pense em como os comerciais promovem os produtos – um anúncio de molho de macarrão não mostra uma pessoa falando para a câmera sobre suas propriedades, mas uma família jantando junta.)
Então, em vez de dizer: tenho fortes habilidades de comunicação, pode-se dizer: no meu último cargo como chefe de marketing, houve uma verdadeira falha de comunicação entre marketing e vendas. Porém, eu consegui me reunir com os principais líderes de ambas as equipes e, após receber feedback, eu realizei uma pesquisa anual do departamento de vendas.
Ajudou o marketing, a saber, exatamente o que as vendas precisavam. Em seguida, o departamento de marketing começou a distribuir uma newsletter mensal destacando novos ativos e também ofertas de vendas. Desde que essas práticas foram implementadas, as vendas aumentaram e o volume de negócios no departamento de vendas diminuiu.
Você sabe como enquadrar exemplos de habilidades em histórias? Tente usar o método STAR (que significa Situation, Task, Action, Outcome) para desenvolver uma narrativa.
Construa sua marca
Não tenha medo: construir sua marca profissional não precisa envolver anúncios engraçados ou postagens engraçadas diárias nas mídias sociais. Aqui estão alguns passos simples que você pode seguir para estabelecer sua marca:
Escreva uma declaração de marca: Escreva um resumo de 1-2 frases de seus objetivos e pontos fortes de carreira. A declaração da sua marca pode ser um advogado detalhista procurando ingressar em um escritório de advocacia na jornada de parceria. Ou pode ser um editor experiente procurando se mudar para um papel de escritor em tempo integral. Você pode usar essa declaração na seção de resumo do LinkedIn, em seu currículo e quando quiser interagir com pessoas e compartilhar suas informações de busca de emprego.
Crie uma presença online que apoie a sua marca: a sua procura de emprego e objetivos de carreira podem ajudar a identificar o melhor ponto de venda online. Se você estiver em uma área onde você cria algo – artigos, arte, design de site, etc. – Você deve criar um portfólio online para promover amostras de seu trabalho.
Em muitas áreas, pode ser útil estar presente em sites de mídia social, como Twitter ou LinkedIn, ou desenvolver um boletim informativo pessoal. Como escolher uma boa foto profissional e como as redes sociais podem ajudar na sua carreira. ) Ou talvez você queira apenas um site com seu currículo e experiência escritos de forma clara.
Documentos, cartões de visita e outros materiais de marketing: pense em seu currículo e carta de apresentação (mais um cartão de visita opcional de busca de emprego) como um conjunto de materiais de marketing, todos projetados para vendê-lo. Isso significa que é bom que eles pareçam consistentes – use a mesma fonte em todos os documentos, bem como o mesmo título e estilo em todos os documentos. Esses documentos são como anúncios na mídia online e impressa; Certifique-se de que eles pareçam claros e legíveis.
Vista-se de acordo
Seus talentos são mais importantes do que sua aparência, mas é fato que a maneira como você se veste e age desempenha um papel importante no sucesso de sua busca de emprego. (Para pensar novamente como um profissional de marketing, o design da embalagem é importante – geralmente a maior diferença entre dois frascos de xampu é o preço ou a embalagem, não a formulação real do xampu.) Certifique-se de estar vestindo roupas apropriadas.
Desenvolva um discurso de elevador Seu discurso de elevador é um discurso curto – menos de um minuto – sobre sua educação e experiência e que tipo de trabalho você está procurando. Você pode usar seu discurso de elevador em eventos de networking, ocasiões sociais e feiras de carreira.
Observação
Sempre que aparecer uma oportunidade de se apresentar a um possível recrutador, você pode revisar este pitch preparado.
Peixe onde estão os peixes
Depois de ter tudo isso – sua marca profissional, sua roupa, um bom senso de pontos fortes e talentos, etc. – você está quase pronto para começar. Mas não é suficiente se candidatar aleatoriamente a empregos e participar de eventos de networking. Em vez disso, direcione seus esforços e use seu tempo com sabedoria. Um profissional de marketing identificaria o público comprador em potencial certo para seu produto; Você deve fazer algo semelhante.
Considere criar uma lista direcionada de empresas para as quais você deseja se candidatar a empregos. Junte-se apenas a grupos profissionais relevantes e participe de eventos de networking presenciais em seu setor. Nesses eventos, use o pitch de elevador que você desenvolveu, traga uma cópia do seu currículo e faça o acompanhamento posteriormente por e-mail ou LinkedIn.