Você sabe quais são os melhores investimentos para MEI disponíveis atualmente no mercado financeiro? Muitas pessoas gostariam dessa resposta, pois são mais de 14 milhões de microempreendedores individuais inscritos na Receita Federal.
Para todos esses profissionais, encontrar os melhores investimentos para MEI é muito interessante. Porém, é preciso cuidado, pois investir sem uma educação básica a respeito do mercado pode ser bastante arriscado.
Qual investimento para MEI é mais lucrativo, ou tem menor risco, ou maior liquidez? As respostas podem não ser fáceis, mas também não é nada muito complexo quando se entende algumas das opções de produtos financeiros que se encontram na bolsa de valores.
A ideia desse texto é mostrar algumas alternativas que podem ser as melhores opções para quem é MEI, mesmo para quem nunca investiu e quer começar a trilhar o mercado com pequenos aportes e retornos interessantes. Acompanhe!
3 dicas de investimentos para MEI
Você que é MEI também sabe: ter a garantia de uma renda estável é um grande negócio para quem atua no mercado profissional fora da CLT. Afinal, ser MEI é saber que seus rendimentos mensais podem variar bastante e, dependendo da demanda de trabalho naquele período, o faturamento pode ficar bem reduzido.
Ou seja, geralmente, ter uma reserva de emergência é indispensável para os microempreendedores individuais enfrentarem épocas mais difíceis. Se a reserva de emergência é voltada para investimentos para MEI, alguns produtos podem ser mais atraentes para a categoria do que outros.
Tudo tem relação com o baixo risco, a rentabilidade e a liquidez de cada papel financeiro. Vejamos a seguir alguns deles.
CDB
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um dos investimentos para MEI mais recomendados, principalmente para aqueles empreendedores que estão iniciando uma carreira como investidores. Trata-se de um dos investimentos mais populares de renda fixa, o que significa que o investidor sabe o quanto irá render já quando aplica o dinheiro.
Estamos falando de títulos emitidos por bancos com o objetivo de levantar recursos. Algo como se você estivesse emprestando dinheiro a uma instituição financeira e, no momento de recuperar esse empréstimo, você ganharia junto os juros relativos ao período.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto são títulos de dívida pública emitidos pelo governo federal, e são interessantes como investimento para MEI porque têm um baixo risco, um dos menores do mercado. No Tesouro Direto, se encontram três tipos de títulos: o Tesouro Prefixado, o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA.
Fundos Imobiliários (FIIS)
Fundos Imobiliários, como o nome diz, é um tipo de aplicação em empreendimentos imobiliários, como shoppings, prédios comerciais, etc. Um investidor que aplica dinheiro neste tipo de investimento se torna um dos donos do imóvel e recebe a rentabilidade sobre o aluguel do prédio.
Como montar uma reserva de emergência para MEI?
Montar uma reserva financeira de emergência é uma ótima alternativa tanto para manter a saúde financeira da empresa quanto para aplicar em investimentos para MEI. Com o objetivo de conseguir reunir recursos suficientes, alguns passos podem ser seguidos:
Calcular as despesas da MEI
Saber todas as despesas do negócio é essencial. No caso do MEI, geralmente são dois tipos de despesas:
- Custos fixos: aqueles que todo mês são cobrados, como aluguel, luz, internet, funcionários, etc
- Custos variáveis: são as despesas que podem variar de acordo com a produção, por exemplo, fornecedores, impostos, etc.
Isso é o básico para conhecer o fluxo de caixa, e saber quanto precisa para manter o negócio funcionando, e o quanto poderá guardar para a reserva.
Gastos pessoais
A maioria dos microempreendedores usa o lucro da empresa para pagar suas contas pessoais. Assim, é necessário saber o quanto de despesas pessoais o MEI possui no mês, desde alimentação, saúde, cartão de crédito, educação, etc, pois esses gastos são financiados com os rendimentos da empresa, e influenciam no fluxo de caixa.
Organize-se
Conhecendo o fluxo de caixa, o quanto entra e o quanto sai, é possível estabelecer o que é o lucro mensal do MEI. Só a partir desse lucro poderá ser formada a reserva de emergência, de acordo com sua meta, destinando à reserva uma porcentagem desse lucro a cada mês. Continue procurando se organizar e profissionalizar a gestão do negócio. E lembre-se que, para clientes pessoa jurídica, a emissão de nota fiscal MEI é obrigatória!