Você já ouviu falar em Pix com cartão de crédito? Essa é uma das novidades que vem ganhando espaço no universo dos pagamentos online.
Você já deve saber que o Pix é uma forma de pagamento instantâneo que permite transferências entre contas bancárias sem a necessidade de intermediários. Segundo o Banco Central, 9 milhões de pessoas abriram contas bancárias por causa do Pix.
Com a popularização dessa modalidade de pagamentos, usar o limite do cartão pode ser uma saída para quem está sem saldo na conta. No artigo abaixo, vamos falar mais sobre como funciona, além das vantagens e desvantagens. Continue lendo para não restar nenhuma dúvida!
É possível fazer Pix no cartão de crédito?
Sim, é possível fazer Pix utilizando o cartão de crédito. No caso de uma conta digital, basta transferir parte do limite do cartão para a carteira. Consequentemente, o crédito se transformará em saldo na conta.
Se for uma conta bancária, pode existir essa opção de transferência também. No entanto, é preciso estar ciente de que o Pix com cartão de crédito envolve taxas.
E você pode estar se perguntando qual é o valor da taxa, para saber se vale a pena. O custo varia de acordo com a instituição financeira. Além disso, o valor do Pix precisa estar dentro do limite do seu cartão e vai constar na fatura mensal.
Como funciona o Pix no cartão de crédito?
Imagine que você precise fazer uma transferência urgente, mas não tem saldo na conta bancária. O que fazer? O Pix com cartão de crédito pode ser a solução imediata.
Ele é uma espécie de empréstimo. Ou seja, permite que você faça transferências de qualquer valor, mesmo que não tenha saldo. Com certeza, essa é uma opção atrativa para os usuários.
Quer saber como funciona na prática? Então vamos a um passo a passo. Primeiro, você precisa ter um aplicativo bancário ou de carteira virtual e realizar o cadastro com seus dados pessoais, caso ainda não tenha. Em seguida, cadastre o cartão de crédito.
Agora vem a parte mais importante: na sessão de transferência via Pix, escolha a alternativa cartão de crédito como método de pagamento e o valor desejado. Pronto: a transferência realizada vai ser debitada do limite do seu cartão.
Outro aspecto relevante é que o valor utilizado por Pix pode ser parcelado em até 12 vezes em algumas instituições financeiras. Apenas fique de olho no limite do cartão de crédito para não ter surpresas desagradáveis na hora de pagar a fatura.
Quais as vantagens do Pix no cartão de crédito?
Entre os benefícios de usar Pix com cartão de crédito, podemos mencionar:
- Possibilidade de realizar transferências do saldo no cartão de crédito a qualquer momento
- Não é necessário ter o dinheiro em conta para usar o Pix
- Permite pagar contas pendentes de forma prática
- Processo simples e rápido, que requer apenas conexão com internet
- Ideal para situações de emergência ou quando não se tem dinheiro em conta
- Facilidade de uso, com opções disponíveis em carteiras digitais
- Possibilidade de parcelamento em até 12 vezes em algumas instituições
- Alternativa aos tradicionais meios de pagamento, como TED
- Transações seguras e protegidas pela tecnologia de criptografia.
Desvantagens do Pix no cartão de crédito
Conheça agora as desvantagens do Pix com cartão de crédito:
- Taxas de juros cobradas pelos bancos e instituições financeiras
- Como o valor utilizado pelo Pix é descontado mensalmente da fatura do cartão de crédito, se você não tiver um bom controle, pode adquirir dívidas
- Impossibilidade de extrapolar o limite do cartão de crédito
- Nem todas as instituições financeiras permitem o envio de Pix no cartão de crédito.
Esperamos que essas informações tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas!