Vai começar a investir em Bitcoin, mas pouco sabe sobre essa moeda digital? Então, confira dicas que vão lhe ajudar a investir com mais segurança!
Quem pretende começar a investir em criptomoedas ou, mais precisamente, em Bitcoin, primeiramente, precisa conhecer melhor tanto a moeda, propriamente dita, quanto toda a dinâmica que envolve esse tipo de ativo.
Então, nesse sentido, vale saber que Bitcoin é uma criptomoeda que, ao contrário das moedas tradicionais, como o dólar ou o euro, é descentralizada, ou seja, não é emitida por um banco central, em vez disso, é mantido e transferido através de uma rede de computadores.
O Bitcoin foi criado em 2009, por Satoshi Nakamoto, sendo controlado por um algoritmo matemático, que limita o número de unidades que podem ser criadas.
As transações em Bitcoin são registradas em uma espécie de livro-razão público, fazendo uso da criptografia e tecnologia chamada blockchain, na qual cada transação é verificada e validada pelos computadores da rede, garantindo a segurança e a transparência das transações em Bitcoin.
O Bitcoin tem sido objeto de muita atenção nos últimos anos devido a alguns ganhos significativos em curtos períodos de tempo, e também por apresentar quedas acentuadas de preço.
Por isso, quem pretende começar a investir em Bitcoin deve antes considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, tolerância ao risco e recursos financeiros, além disso, é importante estar ciente das questões de segurança associadas à compra, armazenamento e uso de Bitcoin.
Por tudo isso, antes de investir em Bitcoin, é preciso considerar seu risco, sendo muito importante pesquisar e entender completamente este novo mercado.
5 dicas práticas para quem vai investir em Bitcoin
Como as criptomoedas são ainda muito recentes, antes de começar a investir, para garantir mais segurança e evitar prejuízos, vale seguir essas simples dicas:
1. Busque se informar sobre moedas digitais
Antes de investir em Bitcoin, é importante que você entenda como a criptomoeda funciona, para isso, pesquise as notícias, análises e tendências atuais do Bitcoin para tomar decisões mais informadas.
2. Escolha uma exchange confiável
Se você decidir comprar Bitcoin, embora possa fazer as transações diretas com outros investidores, o aconselhável, mais prático e seguro é utilizar uma boa corretora de criptomoedas, ou como também é chamada, exchange. Pesquise as opções disponíveis e leia avaliações de outros usuários antes de escolher a Exchange com a qual irá negociar suas criptomoedas. Se certifique de escolher uma exchange confiável, segura e que ofereça um bom suporte, com gráficos em tempo real para, entre outras coisas, saber as cotações das principais moedas, como o valor do bitcoin hoje, por exemplo.
3. Comece devagar
Ao investir em Bitcoin, comece com pequenas quantias. É importante lembrar que investir em criptomoedas é arriscado, e que é melhor começar com pouco dinheiro para minimizar o risco de grandes perdas.
4. Diversifique seu portfólio
Como já diziam nossos avós: “não coloque todos os ovos em uma mesma cesta”. O que no mundo dos investimentos significa: “não invista todo o seu dinheiro em um mesmo ativo”. Diversificar seu portfólio com outros investimentos ou criptomoedas é uma maneira de minimizar os riscos e maximizar seus retornos.
5. Não invista mais do que você pode perder
Como qualquer investimento, há sempre o risco de perda. Certifique-se de não investir mais do que você pode perder sem afetar suas finanças pessoais. No mais, é preciso considerar que o Bitcoin é conhecido por ser muito volátil, podendo apresentar oscilações rapidamente em curtos períodos de tempo. Por isso, não invista mais do que pode perder, já sabendo que as flutuações de preço fazem parte da natureza dos investimentos em criptomoedas.
Enfim, antes de começar a investir em Bitcoin, lembre-se que, como todo investimento, existem riscos e dinâmicas diferentes, por isso, se informe, busque uma boa Exchange e seja cauteloso.