O Brasil demonstra grande interesse pela competição, mas não lidera o ranking de buscas no Google
O Brasil soma 25,6 milhões de pesquisas no Google sobre a Copa do Mundo no último ano. O levantamento da agência Conversion englobou 12 meses, entre outubro de 2021 e setembro de 2022, e identificou um crescimento gradativo à medida que o Mundial no Catar se aproximava, além de picos de interesse em meses específicos.
Nos seis primeiros meses contemplados pelo estudo, o total de pesquisas sobre a Copa do Mundo na internet brasileira foi de 7,7 milhões, atingindo uma média mensal de 1,28 milhão de buscas. Já nos seis meses finais do levantamento, 18 milhões de pesquisas foram registradas, e a média mensal foi de 3 milhões, mais que o dobro da anterior. O recorde foi em setembro de 2022, com 4,4 milhões de buscas.
Picos de interesse
Ao longo dos 12 meses contemplados no estudo, houve alguns picos de interesse, motivados por acontecimentos relacionados à Copa do Mundo. Em abril, por exemplo, foram sorteados os grupos e o chaveamento da competição. Neste dia, ficamos sabendo que os primeiros adversários do Brasil seriam Sérvia, Suíça e Camarões e que, nas oitavas de final, os adversários poderiam ser Coreia do Sul, Gana, Portugal ou Uruguai.
No mês do sorteio, 3,3 milhões de pesquisas sobre o Mundial no Catar foram realizadas, mais de um milhão a mais que no mês anterior e posterior. As buscas sobre a Copa também disparam quando o álbum de figurinhas foi lançado, em agosto, quando o número de 3,5 milhões foi atingido, representando um crescimento de mais de um milhão, em comparação com julho.
Quais países lideram a busca por ingressos?
Por outro lado, apesar do alto volume de pesquisas, o Brasil não é o país com maior interesse pela Copa do Mundo. De acordo com o estudo da agência Conversion, baseado em dados do Google Trends, Catar, Argentina, Camarões, Senegal e Uruguai compõem o top-5 de nações com mais buscas pela competição e deixam o Brasil em sexto lugar.
O ranking está de acordo com a intensidade da procura por ingressos. De acordo com dados da FIFA, divulgados em 18 de novembro, dois dias antes da Copa do Mundo, o Catar era o país com o maior número de entradas compradas: 947.460. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com 146.616, seguidos de Arábia Saudita, Inglaterra e México. Com 61.083, a Argentina ficou em sétimo lugar.
O interesse brasileiro
O Brasil conseguiu atingir o top-10, porém na nona colocação, com 39.546 ingressos adquiridos. Os altos preços certamente dificultaram a ida dos brasileiros ao Catar, mas, aproveitando passagens aéreas em promoção e acomodações mais baratas, eles conseguiram estar em bom número no país da Copa do Mundo. Segundo a empresa Keller Sports, os ingressos para 2022 estão 40% mais caros do que em 2018.
Não podemos deixar de mencionar que o volume de buscas pela Copa do Mundo é amplamente inferior à quantidade de pesquisas realizadas pela Seleção Brasileira. A busca por termos sobre a Amarelinha atingiu 58,4 milhões entre outubro de 2021 e setembro de 2022. Já Neymar desperta ainda mais interesse, com 179 milhões de pesquisas no período, seguido de Vinícius Junior (23,7 milhões), Thiago Silva (19,9 milhões) e Casemiro (17,6 milhões).