A Taxa de Homicídios de Homens no Brasil é de 41.962 assassinatos no ano de 2019. A estatística faz parte dos últimos dados divulgados pelo Atlas da Violência – IPEA. E aponta um índice elevado de mortes masculinas provocadas em situação de violência.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública também divulgou dados a respeito da mortalidade masculina pela violência no país. Segundo as estatísticas do Anuário, 91,3% das vítimas de homicídio no país em 2020 são homens.
Acompanhe e veja de forma detalhada a Taxa de Homicídios de Homens no Brasil.
Entenda a Taxa de Homicídios de Homens no Brasil
O Atlas de Violência administrado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA divulga dados periodicamente sobre diversas situações de violência. Seu último estudo sobre a violência no Brasil analisou dados desde 1989 até o ano de 2019.
Conforme o levantamento do Atlas – IPEA, 41.962 homens morreram vítimas de assassinato no ano de 2019. Mas, no ano anterior, em 2018, esse número foi ainda mais elevado, com 53.306 mortes.
Por sua vez, a pesquisa realizada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública evidencia que 91,3% dos assassinatos cometidos no país têm vítimas masculinas.
O anuário coleta dados de diferentes fontes, como as polícias Civil, Militar e Federal, e as Secretarias Estaduais de Segurança Pública. Pois, serve como uma ferramenta oficial para promover a transparência e prestar contas sobre a segurança pública aos brasileiros.
O ano de 2017 tem a maior Taxa de Homicídios de Homens desde 2000
Conforme divulgado pelo Atlas da Violência o ano de 2017 foi o mais violento para diversos grupos em quase 20 anos no Brasil. E com o índice de homicídios de homens não é diferente, pois em 2017 foram registradas 60.559 mortes de homens.
A região Nordeste lidera o ranking de assassinatos de homens em 2019 com 17.355 mortes. Em segundo lugar aparece a região Sudeste, com 9.814 homicídios de homens registrados no mesmo ano.
Por outro lado, a região com o menor índice de mortes de homens no país é o centro-oeste. Pois registrou apenas 3752 assassinatos masculinos no ano de 2019.
Bahia é o estado com maior índice de assassinato de homens em 2019
A maior Taxa de Homicídios de Homens por estado no Brasil em 2019 fica com a Bahia. Afinal, só nesse ano, o estado registrou 5.717 homicídios masculinos.
Já em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro que tem 3.316 homicídios de homens registrados em 2019. Pernambuco, outro estado brasileiro que sofre com a violência, fica em terceiro lugar com 3.265 homicídios masculinos.
Contudo, na contramão das estatísticas, o estado menos violento do país para os homens é Roraima, que registrou apenas 201 homicídios masculinos em 2019. Além disso, também registra quedas em outras estatísticas sobre violência e em alguns homicídios com qualificadoras, segundo o Atlas. Por exemplo, no assassinato de mulheres e no assassinato de jovens de 15 a 29 anos.
Concluindo
A Taxa de Homicídios de Homens no Brasil demonstra que as pessoas do sexo masculino são as principais vítimas de violência no país.
Entre os motivos para a maior incidência dos homens em situações de violência estão as próprias questões culturais brasileiras que estimulam práticas machistas. Portanto, justificam e atestam culturalmente que os homens se exponham a maiores situação de risco que o gênero feminino.
Quer saber mais sobre homicídios de homens no país? Comente e confira outros textos de direito no blog!