A dificuldade em aprender inglês é uma situação vivenciada tanto por estudantes em tempo integral quanto por pessoas que decidem fazer aulas de inglês online. Mas por que surge essa dificuldade? Existem maneiras de superar essa barreira e se tornar fluente no idioma?
Primeiro, você precisa saber que português e inglês têm origens diferentes: enquanto nossa língua é derivada do latim, o inglês é de origem anglo-saxônica. Isso faz com que as línguas tenham peculiaridades, o que pode gerar mais dificuldades no processo de aprendizagem.
Separamos seis dicas práticas de professores para alunos que têm dificuldade em aprender inglês. Caixa registradora!
1. Ler e escrever em inglês
A melhor forma de desbloquear o idioma inglês é incluí-lo na sua rotina.
Ler e escrever são dois métodos eficazes de aprendizado, então escreva e leia inglês sempre que estiver aprendendo.
Leia o máximo que puder e sobre uma variedade de tópicos, visite sites de notícias em inglês e até mesmo altere as configurações de idioma do seu telefone para o idioma que você está aprendendo.
2. Pratique sua pronúncia
A proficiência em qualquer idioma depende de muita prática, em inglês a pronúncia de algumas palavras é bem diferente do português, então você deve praticar.
Quanto mais você ouve e fala inglês, melhor você conhece o idioma e mais natural fica o entendimento.
Você terá que praticar muito para alcançar a perfeição. Por isso, recomenda-se praticar a pronúncia todos os dias com colegas e professores do curso, ou por meio de redes sociais que ofereçam a oportunidade de se comunicar com falantes nativos.
3. Aprenda todos os dias
A consistência é outro segredo que ajuda muito para quem tem dificuldade em aprender o idioma.
Reserve pelo menos 30 minutos do seu dia para mergulhar no inglês, dessa vez você pode gastar lendo notícias, livros, conversando com um falante nativo e até praticando escrever algo em inglês.
Pode parecer pouco tempo, mas é importante manter sua rotina diária e estar em constante contato com o idioma.
Não adianta aprender inglês apenas uma vez por semana e passar o resto da semana sem contato com o idioma. Se você mantiver contato diariamente, descobrirá que as dificuldades desaparecerão gradualmente.
4. Leia livros em inglês para iniciantes
Os livros literários são uma forma diferente de interagir com a língua. O aluno pode encontrar muitas opções de livros, incluindo versões de histórias clássicas especialmente desenvolvidas para aprendizes de idiomas.
A série de livros Penguin Readers é um exemplo de material destinado a adultos e jovens que estão começando a aprender inglês. Eles são divididos em “níveis” de acordo com o grau de dificuldade de leitura, sendo o “Nível 1” os livros recomendados para iniciantes.
Você pode encontrar clássicos como Charles Dickens no nível 1, Pequeno Príncipe e Drácula no nível 2, Great Gatsby no nível 3, Emma no nível 4 e assim por diante.
A maioria das edições está disponível para leitura em leitores de e-books, o que os torna mais fáceis de usar, pois esses leitores oferecem dicionários que traduzem palavras desconhecidas instantaneamente.
5. Ouça podcasts em inglês
Como você já percebeu, uma boa forma de contornar as dificuldades com a língua inglesa é variar as formas de contato com a língua.
Além de ler livros, você pode ouvir podcasts. Existem muitos podcasts bons em inglês, incluindo alguns feitos especificamente para alunos de idiomas. Para quem tem pouco tempo livre, pode ser uma ótima alternativa para a meta diária de contato com o idioma.
6. Introduza o inglês na sua rotina
Por fim, a melhor estratégia para superar as dificuldades no aprendizado do inglês, que incorpora todas as dicas anteriores, é: Incorpore o inglês à sua rotina. Pequenas mudanças como mudar as configurações do celular e das redes sociais, ler livros, filmes e séries em inglês e praticar conversas vão te ajudar a se aproximar e se familiarizar com o idioma.
Quando você estiver menos ciente disso, você dominará a pronúncia, reconhecerá frases e será capaz de se comunicar efetivamente apenas em inglês.