O débito recorrente oferece vários benefícios para o empreendedor. O motivo é que você terá mais segurança com pagamentos frequentes pelas vendas. Muitas pessoas que têm um negócio se deparam com o dilema de ter que enfrentar grandes oscilações de faturamento em diferentes meses, o que traz incertezas.
Por outro lado, utilizar o método de pagamento recorrente permite que a empresa saiba que poderá dispor de determinados valores em datas específicas ao longo dos meses. Sem contar que este método também aumenta a satisfação do cliente, pois grande parte deles prefere fazer compras parceladas de forma automática.
Para saber mais detalhes, acompanhe a leitura deste artigo!
O que é débito recorrente?
O débito recorrente é um método de pagamento que permite aos clientes pagar por serviços ou produtos sem a necessidade de utilizar o limite do cartão de crédito. Ele vale, por exemplo, para vendas, mensalidades e planos de assinatura.
É interessante lembrar que as cobranças são realizadas na fatura do cartão de crédito do consumidor, em uma data previamente estabelecida. Além disso, o cliente também pode autorizar o débito automático na instituição bancária. Para o empreendedor, é uma boa alternativa, pois ele consegue fidelizar aquele cliente por um longo período.
Qual a vantagem de trabalhar com débito recorrente?
Trabalhar com previsões de pagamento predefinidas ao longo dos meses é algo que potencializa bastante a continuidade de um negócio. Confira a seguir as vantagens:
Maior segurança financeira
A principal vantagem do débito recorrente é que ele permite ao empreendedor ter maior controle e previsibilidade de receitas, o que torna o negócio sustentável no médio e longo prazo. Dessa forma, alcança-se uma maior segurança financeira, pois você terá uma estimativa de quanto receberá nos próximos meses. Consequentemente, há também uma melhor perspectiva de planejamento e de crescimento da empresa.
Melhorar o LTV da empresa
Com o pagamento recorrente, os empreendedores não precisam ter o foco constante de investir tempo e recursos na aquisição de novos clientes. Para quem não sabe, o LTV (Lifetime Value) é uma métrica que se refere ao valor que um cliente proporciona a um negócio ao longo do tempo. Nesse sentido, o débito recorrente melhora o LTV da empresa.
Reduzir o Custo de Aquisição de Cliente
Há ainda outra métrica que é o CAC (Custo de Aquisição de Cliente). O entendimento é simples. É mais caro para o negócio conseguir um novo cliente do que ter um cliente já fidelizado.
Exemplos de negócios que trabalham com débito recorrente
Existem diversos tipos de negócios que utilizam o débito recorrente, que é benéfico tanto para empresas quanto para consumidores. Confira a seguir alguns exemplos:
- Empresas de educação e ensino
- Serviços de telecomunicação
- Assinatura de serviços e jornais
- Serviços de marketing
- Cuidadores de animais de estimação
- Assinatura de produtos de beleza
- Cabeleireiros
- Esteticistas.
Como gerenciar as cobranças recorrentes?
O gerenciamento do débito recorrente pode ser realizado a partir de uma plataforma, que tornará automático o procedimento. Por exemplo, existem softwares que servem justamente para otimizar a gestão de pagamento de empresas.
Há também sites como o PagSeguro e o Mercado Livre, que permitem ao empreendedor fazer configurações automáticas das cobranças. E não são apenas empresas de grande porte que podem utilizar essa modalidade de pagamento. Os MEIs também podem optar por este formato.
Aliás, quando já existe um volume maior de vendas ou de prestação de serviços por parte do microempreendedor individual, utilizar uma plataforma ou um software é uma boa ideia. Afinal, o MEI já precisa se preocupar com questões como pagamento de DAS, DASN e com o comprimento das obrigações do negócio. Com a automatização de processos, ele não precisará perder tempo com cobranças, além de reduzir o risco de inadimplência.
Agora você já sabe como os pagamentos recorrentes serão benéficos para o seu negócio! Esperamos que este artigo tenha contribuído para esclarecer suas dúvidas.