Você sabia que existem vários tipos de dedetização? Isso mesmo, dedetização não é tudo igual! Continue acompanhando este artigo para saber quais são esses tipos e por que nem todos eles servem para todas as situações!
Entenda por que existem tipos diferentes de dedetização
As infestações são causadas pela proliferação em massa de pragas urbanas. Essas pragas se tratam de ratos, baratas, outros animais ou insetos que possam causar mal à saúde humana e a de pets.
Quando elas aparecem, nem sempre fazem seus ninhos em locais facilmente detectáveis. Além disso, elas podem aparecer em maior, ou menor número.
Considerando que são pragas diferentes, em locais diferentes e em números diferentes, os procedimentos também são diferentes para eliminá-las.
Quais são os tipos de dedetização existentes
Conheça, abaixo, diversos tipos de dedetização:
Químicos ou biológicos
São tipos de dedetização químicos todos aqueles que utilizam compostos químicos, como inseticidas e venenos. Dessa forma, qualquer produto utilizado no procedimento é um químico.
São biológicos aqueles que se utilizam da atração das pragas urbanas para fora de seus ninhos, para captura, ou seja, que não utilizam venenos para matá-las.
Pulverização/polvilhamento/gel
Como já dito, esses tipos de dedetização, todos, se tratam de processos químicos. Além disso, todos eles são caracterizados por não terem cheiro e por possuírem baixa toxicidade.
A pulverização é o tipo mais comum de dedetização, no qual um “jato” do produto é aplicado nos lugares infestados, para matar as pragas.
Já o polvilhamento se trata de um pó, que é utilizado em locais nos quais não se pode espalhar o líquido. Por exemplo, casa de máquinas. E também em locais os quais não é possível de se alcançar com a pulverização, por exemplo os encanamentos.
Por fim, há os inseticidas em géis, que se tratam de uma substância gelatinosa, aplicada através de uma seringa em locais pré-determinados pelos profissionais. Esse tipo de dedetização atua pelo período de 90 dias e seus resultados aparecem em até 48 horas. Isso porque é preciso que as pragas façam sua ingestão, para morrerem, fazendo com que seus efeitos demorem um pouco a aparecer.
Desinsetização/desratização/descupinização
Agora, falaremos sobre os procedimentos de dedetização quando à sua finalidade. Todos os descritos aqui podem ser químicos ou biológicos, feitos por polvilhamento, pulverização, gel, ou mediante a utilização de iscas.
Conheça mais sobre eles:
Desinsetização
A desinsetização é um dos tipos de dedetização, mas dedicada à eliminação de insetos. A depender de quais deles estão provocando a infestação, é escolhido um método para sua realização e um produto específico para matá-los.
Desratização
A desratização consiste em procedimentos feitos para eliminação de infestação de ratos. Ela abrange a eliminação de qualquer tipo deles, sejam camundongos, ratazanas ou outros. Os profissionais determinam o procedimento e produto a serem utilizados após a avaliação do local.
Descupinização
Por fim, há a descupinização, que engloba procedimentos específicos para eliminação de cupins. Ela também varia de acordo com o local da infestação e seu tamanho.
O que todos os tipos de dedetização têm em comum
Todos eles precisam ser realizados por empresas autorizadas, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora. Empresas que possuam profissionais qualificados e treinados para o procedimento.
Isso porque é preciso saber como avaliar o local, identificar a infestação, a espécie que a está causando e seu ninho e determinar qual o melhor procedimento para cada caso.
Além disso, é fundamental saber como aplicar os produtos, através dos equipamentos de dedetização e, principalmente, ter os devidos equipamentos de proteção.
Afinal, são eles que garantem a segurança de quem faz o procedimento, evitando problemas com intoxicação por contato ou inalação.