A educação financeira é algo que precisa ser vivenciado nos lares não apenas por adultos, mas também por crianças. Sim, os pais podem e devem ensinar os filhos sobre a importância do dinheiro e como administrá-lo.
Desta forma, quando se tornarem adultos terão mais responsabilidade financeira e não enfrentarão dificuldades desnecessárias. Quer saber como ensinar os seus filhos a lidar com as finanças? Continue lendo até o fim!
O que é educação financeira?
Educação financeira é uma soma de conhecimentos sobre como gerenciar o dinheiro da melhor forma na busca pela construção da riqueza e do patrimônio. Todos querem levar uma vida tranquila e sem preocupação com contas apertadas, não é verdade?
Essa é uma premissa que vale para o presente e para o futuro, e pode ser ensinada aos filhos mesmo que ainda estejam dando os primeiros passos na vida.
Qual é a importância da educação financeira?
Com o planejamento das finanças, seus filhos poderão realizar sonhos, como fazer um intercâmbio, viajar nas férias, pagar a própria faculdade ou ter o estilo de vida que gostariam.
Além disso, pense nesta situação. Por acaso já surgiu alguma vez um imprevisto na sua vida e as suas finanças ficaram descontroladas porque você não tinha uma reserva de emergência? Acontece a todo momento e nem sempre as pessoas estão preparadas, justamente porque não tiveram uma educação financeira desde a infância.
Esses imprevistos podem ser alguma doença na família, a demissão de um emprego, uma colisão no carro, entre outros. Se algum gasto extra aparecer e você não tiver margem para quitá-lo, terá que deixar de pagar alguma conta no momento, o que vai trazer dívidas com juros e assim por diante.
Educar os filhos financeiramente desde cedo evita que eles passem por esses problemas.
Como ensinar os filhos a lidar com o dinheiro?
Contato com o dinheiro
Para que os seus filhos pequenos aprendam a lidar com as finanças, antes de tudo eles precisam ter o contato com o dinheiro, certo? Logo, os pais podem dar uma mesada semanal ou mensal, nem sejam moedas ou notas de valores baixos para que elas se acostumem com a ideia.
Em outras palavras, elas vão entender que para comprar algo há um valor monetário que permite a aquisição do que desejam. Uma boa ideia para facilitar esse contato pode ser o uso de uma conta digital.
Jogos e brincadeiras
Existem diversos jogos para crianças que estimulam a educação financeira, como Banco Imobiliário, Jogo da Vida e Jogo da Mesada, entre outros. Além disso, dá para criar outras brincadeiras, como criar um mercadinho de faz de conta para que os filhos troquem o dinheiro por brinquedos ou doces, por exemplo.
Ensinar a não comprar por impulso
É importante ensinar aos pequenos a não comprar por impulso. Se você entra em uma loja e seus filhos desejam levar tudo o que está na prateleira, este é um bom momento para ensinar a comprar um brinquedo de cada vez.
Por outro lado, você pode ensinar também que primeiro é preciso economizar para fazer a compra de um objeto caro ou pesquisar preços em outras lojas.
Cofrinho para economizar
Nada melhor que dar de presente aos seus filhos um cofrinho para que eles economizem e já conheçam o que é poupar. Consequentemente, eles vão conhecer o valor do dinheiro e vão saber gastá-lo com mais sabedoria.
Comemorar as conquistas
Pode ser que seu filho demore um pouco para juntar uma graninha e comprar um brinquedo que quer muito. Se for um item mais caro, você pode dizer para ele que pagará uma parte. Quando o seu filho economizar a parte dele, parabenize-o e comemore com ele essa conquista.
Ensinar a ter um orçamento
Ter um orçamento não precisa ser algo complexo. Os pais podem ensinar os filhos a anotarem em um caderno tudo o que eles ganham de mesada na semana ou no mês, bem como as despesas. Assim, eles terão controle de como estão gastando ou se precisam economizar mais.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil! Boa sorte na jornada da educação financeira dos filhos!