Se você está se planejando para comprar um apartamento com a imobiliária na Praia Brava, ou em outro local de sua preferência, é importante ficar atento na decoração dos ambientes. Afinal, por meio dela é possível garantir não apenas beleza, mas também conforto, bem-estar e qualidade de vida. Sendo assim, além de ter um bom planejamento e contar com a ajuda de especialistas, uma boa dica é ficar antenado nas tendências do mercado.
Com a pandemia do COVID-19 em 2020, a rotina das pessoas mudou de forma significativa e até hoje está mudando e se adequando. Um bom exemplo é a adoção do trabalho remoto por boa parte das empresas, fazendo com que os indivíduos tivessem que remanejar os espaços de suas casas.
Portanto, se você quer ter qualidade de vida, aconchego e praticidade em seu dia a dia com a decoração, continue acompanhando o post de hoje e veja 7 tendências que vão te auxiliar no processo.
Cores neutras
Para 2023, cores que passam sensação de acolhimento, conforto e aconchego estarão em alta, como cores neutras, mais claras e naturais. Sendo assim, uma boa dica é aproveitar a cor natural dos móveis de madeira para criar uma integração na decoração. Além disso, cores como off white, cinza e bege também podem ser inseridas de forma livre na decoração. Da mesma forma, tons mais quentes e acolhedores, como o terracota, são muito bem-vindos.
Conforto nos detalhes
Como falamos, a pandemia causou muitas mudanças no comportamento das pessoas, sendo que a valorização do conforto e qualidade de vida foram algumas delas. Afinal, graças a esse período, começamos a passar mais tempo dentro de casa e até mesmo gostar disso. Sendo assim, além das cores, também é indicado investir em móveis e elementos decorativos que proporcionem esse conforto até nos mínimos detalhes, utilizando almofadas, tapetes, poltrona, etc.
Texturas diferentes
As texturas já estão presentes nos ambientes, mas no próximo ano a tendência é trazer mais personalidade à decoração com a mistura de diferentes tipos delas. Sendo assim, em vez de focar apenas em revestimentos, também é interessante apostar nos móveis, objetos decorativos e até mesmo em elementos como tapetes e almofadas. Com isso, você consegue deixar sua casa mais moderna e adequada às tendências.
Elementos naturais
Os elementos naturais também estarão mais presentes na decoração em 2023, sendo que as pedras são o grande destaque. Elas podem aparecer desde a decoração clássica no jardim e até mesmo como revestimento nas paredes ou piso. Inclusive, vale lembrar que as pedras são muito versáteis, combinando tanto com estilo rústico, como industrial e até mesmo sofisticado.
Móveis arredondados
Em 2022 eles já conquistaram muitos lares brasileiros, mas em 2023 vão ganhar ainda mais destaque. Os modelos de móveis com curvas fizeram sucesso nas décadas de 60 e 70, voltando para os tempos atuais repaginados e com um toque contemporâneo. Eles podem ser usados em quase todos os ambientes, sendo muito versáteis.
Iluminação natural
A iluminação natural é muito importante para tornar os ambientes mais aconchegantes e confortáveis e em 2023 ela vai ganhar ainda mais destaque. Sendo assim, invista em portas e janelas amplas, além de instalar uma claraboia e apostar nos espaços integrados com varanda. Dessa forma, a iluminação se funde ao ambiente com maior facilidade, principalmente ao utilizar cores claras, que refletem melhor a luz, cortinas delicadas e espelhos.
Design biofílico
Esse tipo de design é conhecido por criar ambientes que valorizam a natureza, trazendo mais vida e bem-estar físico e mental para os moradores. Uma das formas principais de incluir essa tendência é usando plantas dentro de casa em diferentes ambientes, como na sala e quarto. Além disso, o telhado e/ou parede verdes também são alternativas interessantes.
Dourado
Essa é uma das cores que vai aparecer bastante na decoração em 2023, remetendo ao luxo e sofisticação, mas sem deixar de lado o conforto que citamos anteriormente. Além disso, a cor também surge em detalhes de metais e louças, principalmente em torneiras, cubas, entre outros acabamentos. Da mesma forma, combina muito bem com tons de bege e marrom, assim como terrosos em geral.
Sustentabilidade
Por fim, além do design biofílico, a decoração sustentável é outra tendência forte em 2023, mantendo o foco no reaproveitamento dos móveis e demais itens, assim como optar por materiais duráveis, em que a produção não provoca grandes impactos negativos na natureza. Da mesma forma, também são usadas soluções para utilizar melhor os recursos como água e energia elétrica.
Então, agora que você conhece algumas das principais tendências no mundo da decoração, já pode escolher qual delas incluir em sue novo lar. Lembre-se que o planejamento é primordial, sendo indicado contar com a ajuda de especialistas, como arquiteto ou designer de interiores. Dessa forma, eles poderão criar um projeto personalizado de acordo com seus gostos e preferências, mas ao mesmo tempo oferecer soluções criativas, práticas e sofisticadas.