Até agora, você já viu o poder do Instagram. De reclamações de clientes a um produto viral, a plataforma oferece muitos recursos para pequenas empresas, nivelando o proverbial campo de jogo digital entre pequenas e grandes empresas. Mas, como já existe há algum tempo, há muitas informações disponíveis sobre como as marcas podem usá-las. Neste guia, detalhamos como usar o Instagram para sua pequena empresa, aproveitando os recursos da plataforma para ideias específicas sobre como aumentar sua pegada digital.
Por que você deve usar o Instagram para sua pequena empresa?
Quando sua presença é planejada e gerenciada adequadamente, o Instagram oferece um amplo conjunto de vantagens para pequenas empresas.
Se você está usando a plataforma como uma saída de marketing, então você precisa de uma estratégia de marketing do Instagram documentada, incluindo escolher um nome para Instagram adequado.
Sim, mesmo que seja apenas você administrando a conta. De acordo com o próprio estudo do Instagram, 81% dos usuários disseram que o Instagram os ajuda a pesquisar produtos e serviços. Você não quer perder um conjunto inteiro de clientes só porque você não está ativo na rede. Continue lendo para obter dicas para maximizar as contas de pequenas empresas no Instagram.
1. Noções básicas: configure seu perfil
Você pode revirar os olhos para isso, mas é um lembrete necessário. Depois de configurar uma conta comercial, reserve um momento para vasculhar seu perfil do Instagram. Novos recursos e configurações são alterados o tempo todo, às vezes sem aviso prévio. Não faz mal verificar se você tem alguns novos recursos para experimentar. Outros itens de perfil de negócios essenciais padrão a serem considerados incluem a atualização das categorias de negócios, horários, localização(ões), um método de contato e a vinculação de qualquer serviço ou catálogo de produtos. Enquanto estiver aqui, verifique se os elementos do seu perfil, como sua biografia e foto de perfil, estão alinhados com sua marca geral de mídia social.
2. Otimize seu link na bio
Os gerentes de mídia social se tornaram criativos sobre como aproveitar ao máximo o campo de link único que o Instagram oferece. Tornou-se comum referir-se ao seu “link na bio” em postagens e usar esse link para exibir uma página de destino com uma mistura de conteúdo recente e links perenes para suas páginas de produtos e serviços mais importantes.
Se o seu negócio é aquele que compartilha links, tem vários links que você deseja fornecer aos clientes, tem várias ofertas ou todas as opções acima, então a abordagem da página de destino é para você. Existem várias ferramentas que permitem criar um link na página de destino da bio.
3. Marque geograficamente suas postagens
Quando você postar a partir do local físico da sua pequena empresa, adicione o nome do local ao post. Se você não fez isso ao postar antes, você pode rolar para posts anteriores e editá-los. O que o geotagging faz? O Instagram compila todos os posts marcados nesse local, classificando-os em top e recentes. As fotos da sua marca estão entre as fotos dos clientes. As “Informações de visualização” para os links superiores para informações sobre o negócio marcado. Tudo isso contribui para o reconhecimento da marca e ajuda os clientes a pesquisar seu negócio. Não sabe o que pedir em um restaurante? Basta procurar as fotos mais recentes e ver o que as pessoas recomendam.
4. Use o recurso salvar post
Essa estratégia não é voltada para o público, mas pode ser útil para impulsionar a estratégia de conteúdo do Instagram da sua pequena empresa. O Instagram oferece a capacidade de “salvar” um post e classificá-lo em uma coleção para você ver mais tarde. Embora não seja necessário criar coleções, é aconselhável. Existem muitas maneiras de usar esse recurso para pesquisa e inspiração. Algumas ideias de coleção incluem:
- Sobre o que seus concorrentes estão postando
- Inspiração visual para fotos
- Ótimas legendas que você encontrou
- Ideias para futuros posts
- Posts de clientes felizes e insatisfeitos
- Potenciais influenciadores
Como você pode ver, existem algumas opções para você. Se você se encontrar pensando: “Oh, este é um ótimo post”, aperte o botão de salvar.
5. Use Destaques para mostrar o que é o seu negócio
O recurso Stories Highlights do Instagram oferece a você a chance de compartilhar ainda mais sobre sua empresa. Os destaques prolongam a vida útil de suas Histórias, apresentando-as em seu perfil depois que elas normalmente desaparecem e podem ajudá-lo a coletar essas Histórias em uma fonte fácil de conteúdo permanente. Como eles são exibidos acima da grade, comece com o básico, como:
- Sobre: Apenas alguns posts sobre seus valores, horas e marca
- Locais ou destaques por local: se você tiver vários locais, fale sobre cada um e compartilhe fotos deles
- Avaliações ou postagens de clientes: Repostar de postagens de feed de clientes ou criar um gráfico que destaque avaliações de outros lugares
- Perguntas frequentes: Compartilhe informações que os clientes frequentemente solicitam. Isso também economiza tempo ao responder aos clientes, pois você pode redirecioná-los para este Destaque
- Recursos do produto/serviço: faça um geral ou um Destaque por produto ou serviço. Algumas coisas você simplesmente não pode caber em um post. É aqui que você pode se aprofundar nos detalhes.
E agora que você tem o básico, é hora de ser ainda mais criativo. Um bom lugar para começar é quais tópicos de conteúdo você já está criando em seu feed. Você está fazendo uma série sobre cada membro da equipe? Salve tudo isso em destaque. Talvez você seja um organizador de eventos. Vá aos bastidores do seu processo para demonstrar o que você faz pelo cliente. Divirta-se com os seus Highlights. É aqui que a voz da sua marca pode brilhar.