A área gourmet é um dos ambientes mais solicitados para uma imobiliária por quem está à procura de um imóvel. Afinal, é um ambiente social que pode ser usado para receber os amigos, familiares ou apenas curtir por conta própria depois de um dia cansativo. No entanto, se você já adquiriu uma casa ou até mesmo um apartamento e deseja fazer sua própria área gourmet, é importante considerar alguns pontos. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com 8 dicas que vão te ajudar nesse processo. Vamos lá?
Tenha um bom planejamento
O primeiro passo para montar seu espaço gourmet é criar seu planejamento, tanto financeiro quanto em relação ao que deseja para o ambiente. Dessa forma, você consegue ter mais organização e projetar um ambiente que será adequado às suas necessidades, preferências e orçamento. Portanto, estipule um teto de gastos e contrate a ajuda de um profissional, principalmente se for realizar uma reforma e não apenas decoração. Além disso, pense em como será o uso, se costuma receber muitos convidados ou se quer algo para aproveitar sozinho.
Considere o espaço disponível
Outro ponto importante é observar o espaço disponível para montar sua área gourmet, pois dependendo do caso ela deverá ser mais otimizada. Por outro lado, se tiver metragens maiores disponíveis, é possível ousar um pouco mais no projeto e incluir tudo o que você deseja. Inclusive, nesse momento, o profissional contratado será de grande ajuda, pois juntos poderão montar uma área gourmet totalmente personalizada, com todos os itens desejados e dispostos de maneira funcional e inteligente pelo ambiente.
Reforme os pisos e revestimentos
Vale lembrar ainda que os pisos e revestimentos devem ser escolhidos com atenção. Isso porque, além de estarem de acordo com seu gosto pessoal e estilo do ambiente, eles precisam ser funcionais. Ou seja, de nada adianta serem bonitos e sofisticados, se após o uso do espaço, sejam extremamente difíceis de limpar ou até mesmo fiquem manchados com as partículas de gordura e vapor. Portanto, é necessário aliar as características físicas com as propriedades do revestimento escolhido.
Atente-se à cobertura
Se o espaço em que deseja construir sua área gourmet já tem cobertura, isso é ótimo. Mas, se não tiver, é importante investir em uma. Ela pode ser um toldo retrátil, uma cobertura de acrílico, vidro ou até mesmo a construção de um telhado. O importante é que ela consiga proteger o espaço da chuva ou sol, permitindo que vocês aproveitem com maior conforto, independente de como estiver o tempo no dia. Contudo, atente-se para o material utilizado, pois dependendo do caso o ambiente pode ficar abafado e quente demais quando estiver sol.
Inclua uma bancada e churrasqueira
Uma boa área gourmet não pode ficar sem uma bancada e uma churrasqueira. Afinal, é o espaço onde tudo acontece e precisa ser feito com atenção. A bancada é excelente para te ajudar na hora de organizar os comes e bebes, servindo até mesmo como mesa ou aparador. Já a churrasqueira, nem precisamos falar, não é mesmo? Todo mundo gosta de um bom churrasco de domingo.
Além disso, ainda pode incluir outros itens como pia e fogão, assim como elementos extras, como o forno para pizza e forno a lenha.
Não se esqueça da iluminação
A iluminação da área gourmet irá impactar no bem-estar dos moradores e convidados. É importante que ela seja adequada, com pontos de luz espalhados pelo ambiente e que possam ser ligados de maneira independente. Ou seja, você pode escolher deixar o espaço mais claro ou mais intimista, dependendo do tipo de reunião que for ter em casa. Além disso, prefira sempre as lâmpadas amarelas.
Escolha móveis confortáveis
Quando falamos de mesas e cadeiras, é primordial que elas sejam confortáveis e que acomodem os convidados e família no dia a dia. Afinal, ninguém merece passar tanto tempo sentado em um lugar que não seja aconchegante, certo? Da mesma forma, se for incluir sofá, poltrona e outros móveis, priorize sempre o conforto e que eles sejam adequados ao estilo de decoração.
Tenha um espaço verde
Por fim, para completar sua área gourmet, inclua plantas, pois além de ajudarem na decoração, também mantêm os ambientes mais frescos. Existem muitas espécies que podem ser cultivadas, sendo que as Samambaias e Espada de São Jorge são muito simples de cuidar. Além disso, vasos de flores na mesa são muito charmosos para o dia a dia.
Então, com as dicas do post de hoje, temos certeza que será muito mais fácil criar o projeto de sua área gourmet. Contudo, é importante lembrar que isso deve ser feito com muita calma e um bom planejamento, além de contar com a ajuda de profissionais especializados. Isso porque, eles possuem maior conhecimento e experiência, podendo projetar um ambiente que não apenas seja bonito, mas também funcional, prático e adequado às suas necessidades.