Os ambientes integrados são uma tendência que conquista cada vez mais pessoas. Inclusive, muitos que procuram uma casa ou apartamento na imobiliária preferem imóveis com esse tipo de configuração. Ela surgiu nos Estados Unidos e, por isso, o nome “cozinha americana”, mas há um bom tempo chama atenção de brasileiros. Afinal, esse conceito não apenas promove sensação de amplitude aos ambientes, mas também maior praticidade, bem-estar e até mesmo qualidade de vida.
Contudo, por ser algo relativamente novo no mercado imobiliário, é comum que as pessoas tenham algumas dúvidas sobre o assunto. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre as vantagens de integrar os ambientes. Vamos lá?
Sensação de amplitude
Não é à toa que cada vez mais apartamentos são construídos com os ambientes integrados, ou pelo menos oferecem essa opção apartamento na planta para seus moradores. Afinal, esse tipo de configuração promove amor sensação de amplitude ao imóvel, ou seja, ele parece maior do que realmente é, principalmente ao integrar cozinha e sala de estar, por exemplo. Ainda que seja ideal para metragens menores, esse estilo também favorece as propriedades maiores. Afinal, uma sala integrada com a varanda ou outro cômodo, promove conforto e até mesmo elegância ao local.
Flexibilidade
Outro ponto importante é que com os ambientes integrados, você tem muito mais liberdade para criar espaços únicos, que atendam às suas necessidades, preferências e demandas. Ou seja, aqui a criatividade não tem limites, permitindo que os ambientes sejam projetados de forma totalmente personalizada. Inclusive, quem tem filhos tem ainda mais benefícios. Afinal, pode realizar as atividades rotineiras sem se preocupar, visto que consegue observar tudo o que os pequenos estão fazendo.
Maior liberdade
Ligado com o tópico anterior, quando falamos em ambientes integrados, eles contribuem para uma sensação de liberdade, mesmo dentro de casa. Afinal, sabemos que um imóvel cheio de paredes e divisórias, além de ficar menor, também pode causar sensação de morar em um cubículo ou até mesmo em uma caixa. Por outro lado, os ambientes integrados promovem fluidez ao dia a dia, contribuindo para um sentimento muito mais satisfatório ao morar em uma casa ou apartamento amplo.
Espaços otimizados
Os ambientes integrados vão além e conseguem até mesmo melhorar a circulação das pessoas dentro do imóvel. Além disso, é possível aproveitar melhor todos os cantinhos da casa, investindo em uma decoração bonita, elegante e ao mesmo tempo funcional. Com isso, é possível ter espaços mais otimizados e que podem ser aproveitados de maneira inteligente. Afinal, sabemos que em boa parte dos casos, as paredes estão apenas ocupando um espaço desnecessário no imóvel.
Facilita a comunicação familiar
Sabemos que no dia a dia, um ou dois membros da família ficam responsáveis pelas principais atividades da casa, como cozinhar e limpar. Principalmente quando se recebe convidados, a comunicação acaba sendo interrompida, visto que uma pessoa sempre acaba ficando sozinha na cozinha, enquanto os outros estão se divertindo na sala. Mas, com os ambientes integrados, todo mundo consegue conversar e participar dos eventos. Dessa forma, o anfitrião pode aproveitar melhor as confraternizações e recepções, além de ter um relacionamento mais saudável com a família.
Maior incidência de luz natural
Um ponto muito relevante e que boa parte das pessoas não sabem é que os ambientes integrados também aumentam a incidência de luz natural nos ambientes, visto que não há presença de paredes. Nesse sentido, o espaço se torna mais iluminado quando comparado com cômodos divididos. Essa é uma grande vantagem para tornar os dias de inverno mais agradáveis, assim como economizar na conta de luz. Além disso, a luz natural também ajuda na sensação de amplitude no ambiente e no bem-estar dos moradores.
Valorização do imóvel
Para quem quer investir no mercado imobiliário, os imóveis com ambientes integrados são muito interessantes, visto que são mais funcionais e modernos. Como falamos, essa é uma tendência que está em alta, ou seja, cada vez mais pessoas procuram por imóveis com ambientes integrados. Sendo assim, a valorização desse tipo de configuração é maior, o que promove maiores lucros e bons retornos financeiros.
Qualidade de vida
Por fim, mas não menos importante, os ambientes integrados impactam na qualidade de vida dos moradores de forma geral. Afinal, permitem a entrada de luz natural, que influencia na sensação de bem-estar, promovem uma melhor comunicação familiar, otimizam a circulação dos integrantes, facilitam a integração entre anfitrião e convidados, etc.
Então, agora que você entende quais são as principais vantagens que os ambientes integrados promovem, já pode escolher um imóvel que tenha esse tipo de configuração. Além disso, também existe a opção de reformar o lugar que você já mora, contando com a ajuda de especialistas, como arquiteto e engenheiro, a fim de garantir ambientes bonitos, práticos e funcionais, além de maior bem-estar e qualidade de vida.
Agora você já sabe quais as vantagens de integrar ambientes, compartilhe o texto com seus amigos para que eles também saibam.