O mármore é uma pedra natural que tem o poder de transformar qualquer ambiente que está inserido, promovendo uma atmosfera mais elegante e sofisticada. Inclusive, esse é um dos materiais preferidos e mais utilizados por quem acabou de adquirir um imóvel na imobiliária e está reformando a casa ou apartamento. Isso não é à toa, visto que ele conta com diversos. Contudo, são muitos os tipos de mármore disponíveis no mercado, adequando-se às diferentes necessidades e preferências dos consumidores.
Justamente por isso, pode parecer confuso a escolha do ideal. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar quais são os tipos de mármore.
O que é o mármore?
Em resumo, mármore é o resultado da exposição do calcário a altas temperaturas, sendo mais encontrado próximo a vulcões ou em locais que ja tiveram atividade vulcânica. Além disso, por conter diferentes tipos de minerais na composição, assim como diversas condições de temperatura e pressão, existe uma grande variedade desse tipo de rocha.
Diferenças entre mármore e granito
Na hora de escolher a pedra para colocar em seu novo imóvel, é comum surgir a dúvida sobre mármore e granito, sendo que muitos até confundem, visto que ambos os materiais são pedras naturais. Contudo, existem diversas diferenças que precisam ser explicadas para que você evite esse erro. Uma das principais é a textura, pois o mármore tem marcas parecidas com veios e o granito é mais granulado.
Além disso, ao contrário do granito, o mármore é menos brilhoso. Da mesma forma, o primeiro é mais resistente e durável, enquanto o segundo é mais poroso e, consequentemente, menos resistente. Contudo, ainda assim, o mármore não pode ser considerado uma pedra frágil, pelo contrário.
Por fim, vale ressaltar que a diferença de preço em sua comercialização se dá pelo fato de que o granito é muito mais produzido que o mármore.
Quais são os tipos de mármore?
Além das diferentes cores de mármore existentes no mercado, a pedra também conta com diferentes tipos de acabamentos, lembrando que ele deve ser escolhido de acordo com o local que será instalado, a fim e garantir sua beleza e durabilidade. Portanto, confira abaixo:
- Bruto: esse tipo não possui nenhum tipo de tratamento, sendo instalado de maneira natural, como foi retirado da natureza;
- Levigado: a pedra é lixada, mas não possui brilho, ficando apenas com o aspecto de semi-polido;
- Polido: o mármore recebe um tratamento para ficar mais brilhante e, consequentemente escorregadia. Por isso, não é indicado instalar no chão;
- Jateado: com aspecto áspero, esse tipo de mármore é mais indicado para áreas externas;
- Resinado: esse é o acabamento mais indicado para banheiro e cozinha, não sendo tão escorregadio, mas mantendo seu aspecto brilhante;
- Cristalização: nesse processo, é colocada uma película na pedra de mármore para que fique protegida, sendo a opção mais recomendada para pisos.
Tipos de mármore
Como falamos, existem diferentes cores da pedra natural citada no post de hoje e são muitos tipos disponíveis, sendo que cada um irá causar um impacto visual no ambiente. Conheça abaixo quais são elas:
1. Mármore Carrara
O mármore Carrara é um dos mais famosos e desejados, com cores mais claras e trazendo maior requinte e sofisticação aos ambientes. Ele é de origem italiana, podendo ser encontrado em tons como branco com veios cinza. Contudo, ele pode manchar com facilidade, sendo importante tomar cuidado para não derrubar nada no local.
2. Mármore travertino
Também originária da Itália, essa pedra tem como principal característica os veios mais longos, além de ser mais encontrado em tons mais claros de bege. Por ser um tipo de mármore mais poroso, é indicado que ele seja instalado em ambientes internos.
3. Mármore nero
Também conhecido como mármore preto, sua origem é espanhola e a principal característica dessa pedra é que possui veios longos e brancos, que se destacam. Também promove muita elegância e requinte aos ambientes, mas também combina muito bem com o estilo contemporâneo, visto que possui um ar mais moderno.
4. Mármore piguês
Sua origem é grega e ele é muito parecido com o mármore Carrara. Mas, a principal diferença entre eles é que o piguês possui uma superfície mais homogênea.
5. Mármore calacatta oro
Por fim, esse é um dos tipos de mármore mais caros do mercado. As cores desse tipo são sempre com branco de fundo e a principal característica da pedra é que possui veios em tons de cinza e dourado. Por esse tipo ser muito nobre, a indicação é que ele seja instalado em ambientes fechados, a fim de evitar que a superfície delicada manche com facilidade.
Então, agora que você conhece quais são os tipos de mármore e suas cores, já pode escolher qual utilizar em sua casa. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento e projeto bem definido, a fim e garantir harmonia e sofisticação para seus ambientes.