Confira algumas das partidas mais importantes entre as duas seleções ao longo da história
O caminho que será trilhado pela seleção do Brasil, rumo ao hexacampeonato da Copa do Mundo, não será fácil; a seleção pode encontrar diversas pedras pelo percurso que só mesmo com uma vontade digna de Hércules para remover os adversários nesta edição. A única certeza, por enquanto, é a dos confrontos pelo grupo G – neste grupo, o Brasil enfrentará Sérvia, Suíça e Camarões.
No entanto, se a seleção se classificar para a próxima fase, é possível que o primeiro adversário nas oitavas de final seja a seleção do Uruguai, antiga rival do Brasil, com um histórico de confrontos de tirar o fôlego. Confira um breve histórico de algumas das partidas entre as duas seleções.
Copa do Mundo de 1950
Na primeira Copa do Mundo sediada pelo Brasil, a seleção nacional venceu todos os adversários, até chegar na grande final, contra o nosso vizinho Uruguai. A partida foi disputada no Maracanã, até então o maior estádio do mundo. A seleção brasileira abriu o placar com um gol no primeiro tempo e ficou extremamente confiante na possibilidade de vitória. Porém, no intervalo, o técnico da seleção do Uruguai injeta motivação nas veias dos jogadores, que durante o segundo tempo fazem dois gols, deixando um gosto amargo na torcida brasileira pela derrota de 2 a 1 para o Uruguai.
A final ficou mundialmente conhecida como “Maracanaço”, e até hoje é lembrada quando as duas seleções se encontram. Nesse jogo, a seleção brasileira utilizava um uniforme branco, mas depois da perda ficou decidido que o uniforme deveria ser remodelado; foi aí que nasceu a tão famosa camisa amarela do Brasil, como uma forma de nunca mais passar pelo vexame de perder uma final em casa.
Copa do Mundo de 1970
Já na semifinal da Copa de 1970, sediada no México, a história foi diferente. Com vontade de vingança, a seleção brasileira se empenhou para bater o rival e dar o troco do “Maracanaço”. O Brasil venceu o Uruguai por 3 a 1. Nessa partida, foi feito o chamado “maior gol nunca feito de todos os tempos”, quando Pelé recebe um passe e dribla o goleiro uruguaio, em uma movimento que parecia mais uma pintura do que um jogo de futebol, mas infelizmente ele erra o gol por poucos centímetros.
Mundialito de 1981
Esse evento organizado pela Fifa era um minicampeonato apenas de nações campeãs de Copas do Mundo, por isso recebeu o nome de Mundialito. O campeonato ocorreu no Uruguai, e a final, no Estádio Centenário, em Montevidéu, foi entre Uruguai e Brasil, sendo acirrada e com diversos lances que deixaram a torcida alucinada. No entanto, a seleção da casa levou a melhor e venceu o Brasil por 2 a 1. Esse torneio teve apenas uma edição e logo foi abandonado pela Fifa.
Copa América 1995
Outro campeonato disputado na casa dos uruguaios, nessa final tanto a seleção mandante quanto o time brasileiro derramaram sangue e suor no gramado. A partida terminou 1 a 1 no tempo normal; após terminar a prorrogação, nada mudou, e a partida teve que ser resolvida na disputa de pênaltis. Dessa vez, o Uruguai levou a taça, ao vencer o Brasil por 5 a 3, na disputa de penalidades.
Copa América 2007
As duas seleções voltaram a se enfrentar no mesmo campeonato, mas desta vez na semifinal. Porém se repetiu o mesmo de 12 anos atrás: as duas seleções ficaram empatadas por 2 a 2 no tempo normal de jogo e nada mudou nas prorrogações. Só que desta vez a disputa de pênaltis favoreceu a seleção brasileira, que acertou 5, enquanto a uruguaia marcou apenas 4 penalidades.
Essas são apenas algumas das partidas históricas entre Brasil e Uruguai; no total, as duas seleções se enfrentaram 78 vezes, entre campeonatos e amistosos. A seleção brasileira venceu 38 vezes, perdeu 20 e empatou outras 20. Para, possivelmente, enfrentar esse adversário gigante nas oitavas de final da Copa de 2022, é preciso que todos os torcedores vibrem a favor da seleção brasileira, mesmo estando em clima de fim de ano e black friday. Basta colocar uma camiseta da seleção, se juntar aos amigos em frente a televisão e torcer para a chegada do hexa.